O Brasil é o país com o maior número de finalistas em Print & Publishing no Cannes Lions deste ano, com 38  posições no shortlist. Na comparação com o ano passado, houve uma queda significativa. Em 2017, as agências brasileiras tiveram 67 finalistas. Africa, AlmapBBDO, Ampfy, Artplan, FCB, Grey, Isobar, Moma, Ogilvy, Propeg, Y&R e Z+ têm peças classificadas na categoria. 

A Y&R lidera a classificação, com oito finalistas. A agência concorre com “Boyfriend” e “Car”, para Freddo;  “Panda Bear”,  “Anteater”, “Orangutan”, para Greenpeace; “3 Kids” e “Grandfather para Plan Internacional”, e “Unnoticed”. Em segundo lugar, empatadas, estão Africa e Almap com cinco menções. A Africa classificou “Monterey” e “Slide” para Budweiser; “Possibilities” para Hasbro; “Red Carpet” para Disque Denúncia e “Tagwords” para Budweiser. A Almap, que geralmente lidera na categoria, tem como finalistas “O”, “Y”, “J” para Havaianas; “Castle” para Volkswagen e “The Curious Cat Book” para Whiskas.

Divulgação

A Ogilvy classificou três finalistas, “Jenny Bezos”, “Lara Page” e “Ellen Musk”, da impactante campanha para Forbes que aborda a questão das barreiras do empreendedorismo feminino, fazendo um paralelo com a lista dos bilionários da revista. A campanha mostra que se fosse mulher, Larry Page, por exemplo, provavelmente não teria conseguido fundar o Google.

O resultado dos Leões será divulgado nesta terça-feira (19).  O jurado brasileiro na categoria é Rodolfo Sampaio, da Moma, que classificou “Mizuno Waveknist String Ads”.