O Brasil é o país com o maior número de peças inscritas no El Ojo de Iberoamérica 2013, com 1.272 trabalhos de um total de 5.381 inscrições. O mercado brasileiro também lidera o shortlist em Gráfica e Rádio do festival, com 63 e 18 peças finalistas, respectivamente. Além das duas categorias, o festival também divulgou os finalistas em Cine/TV, em que o Brasil está em segundo lugar, com 20 peças, atrás da líder Argentina, que conseguiu emplacar 44 trabalhos no shortlist.
A AlmapBBDO lidera o shortlist de Gráfica entre as agências brasileiras, com 22 finalistas, e a Ogilvy & Mather vem em segundo lugar, com 17 trabalhos. A Y&R ficou em terceiro, com 12 peças, seguida pela Giovanni+Draftfcb, com cinco. F/Nazca S&S, Borghi/Lowe e DM9DDB aparecem empatadas, com dois finalistas cada, e a JWT tem um trabalho.
Já em Rádio, que o Brasil tem 18 finalistas. A primeira colocada é a Ogilvy, com nove peças, seguida da Y&R, com cinco trabalhos. Na sequência vem a Borghi/Lowe, que tem quatro finalistas. Em Cine/TV, a AlmapBDDO lidera o shortlist, com 10 finalistas. A Ogilvy vem em segundo, com quatro peças, seguida pela F/Nazca, que tem dois trabalhos no shortlist. Na sequência estão Borghi, Wieden+Kennedy e Santa Clara, cada uma com uma peça. O 20º trabalho foi inscrito para o Brasil pela produtora Rebolucion, tendo sido criado pela Ponce Buenos Aires.
Em Gráfica, depois do Brasil, o país com mais finalistas é a Colômbia, com 22 peças. O Chile aparece com 20 e a região da América Central e Caribe com 12. Em Rádio, estão atrás do Brasil América Central e Caribe, com 16 cada um; Chile, com 12; Uruguai, com 10; Argentina e Porto Rico, com seis cada um; Estados Unidos, com cinco; e Venezuela, com quatro. Em Cine/TV, depois de Argentina e Brasil, vem a Espanha com 12 peças, seguida pelos Estados Unidos com nove. México tem seis, Equador cinco e Chile quatro.
O Brasil terá 45 jurados no El Ojo, que será realizado entre os próximos dias 5 e 7 de novembro, em Buenos Aires, destacando os melhores trabalhos do mercado de comunicação publicitária desenvolvidos pelos representantes ibero-americanos. Vale lembrar que este ano o país terá ainda quatro presidentes de júri no festival: Fernando Nobre, vice-presidente de criação da Borghi/Lowe, em Promo; Sergio Gordilho, copresidente e diretor de criação da Africa, em Design; Marco Versolato, VP de criação da DM9DDB, em Marketing Direto; e Rui Branquinho, VP de criação da Y&R, em Tercer Ojo e Campanhas Integradas.