O júri do Innovation Lions escolheu “The Humanium Metal Initiative” (Akestam Holst/Great Works de Estocolmo para IM Sweedish Development Partner) como o Grand Prix do Innovation Lions. O Brasil não teve prêmios na competição, conforme ocorreu nos últimos dois anos, mas emplacou “Teatro para todos os ouvidos”, da Leo Burnett para a Samsung, entre os finalistas.
Única área do Cannes Lions que não exige a criação e envolvimento de uma agência de publicidade, o Innovation Lions distribuiu pela primeira vez desde que foi lançado, há três anos, Leões de Ouro, Prata e Bronze, além do Grand Prix. Até então, eram distribuidos apelas Innovation Lions, sem variações de grandeza.
“Creio que a categoria já amadureceu a ponto de fazermos as distinções, o que foi também um pedido da organização do festival. E acredito que isso ajuda os próprios premiados a entenderem quando há aspectos de seus trabalhos que precisam melhorar”, comentou a presidente do júri, Susan Lyne, presidente e diretora geral da BBG Ventures.
Sobre o Grand Prix, Susan disse que foi um trabalho escolhido pela grande maioria do júri. O projeto “Humanium” é uma iniciativa que passou a derreter armas apreendidas pela polícia e direcionar o “novo metal” resultante, denominado Humanium, a projetos para ajudar as comunidades afetadas pela violência principalmente na Guatemala e em El Salvador.
“É um case inovador em todo o processo, do início ao fim. Cria uma nova marca, e ainda retorna em benefício para a comunidade.”, comentou Susan.
Segundo ela, os Leões de Ouro, em especial, merecem atenção, pois são projetos extremamente inovadores, como “Tilt Brush”, do Google, a impressionante ferramenta de pintura em 3D, via realidade virtual, do Google, e “Los Santos Pride”, outro projeto sueco, da agência Garberg para Stockholm Pride, que levou a parada LGBT ao game Grand Theft Auto 5, que se passa na cidade fictícia de Los Santos.