O Brasil conquistou 10 prêmios em marketing direto e design no Fiap 2009 (Festival Ibero Americano de Publicidade), que termina nesta sexta-feira (8), em Buenos Aires, na Argentina. A DM9DDB e a AlmapBBDO garantiram ouro com as campanhas “Toda Imagem tem um Som” para a produtora Sax So Funny e “Dedos” para Pepsi, respectivamente.

As cinco pratas são: “Coldplay”, da Talent para Sony Ericsson; “Para onde vai a sua criatividade”, da Almap para Escola Panamericana de Arte; “Camiseta Suada”, da Talent para Mizuno; “Botão”, da Talent para Sony Ericsson e “Duvido” da Almap para Pepsi. A Talent também levou dois bronzes: “Cartas” para Estadão e “Pedra Suave” para Timberland. A AlmapBBDO assegurou o terceiro bronze, com “Guitarra” para Pepsi. O Brasil emplacou 12 peças no short list da área. 

Em inovação em meios, o único prêmio do Brasil é da Loducca, que conquistou um troféu de prata com a peça “Cinta” para Nextel. O País não teve jurado nessa categoría.

Sol de Platino

Criada pelo Fiap este ano para destacar a melhor campanha integrada, o novo Sol de Platino, área equivalente ao Titanium Lions de Cannes, teve dois premiados. O troféu platinado foi para “Que vuelvan los lentos”, da BBDO argentina para Doritos, da Elma Chips. O júri especial também concederam um ouro para a campanha brasileira “Maradona ou Biro-Biro?”, da JWT para Coca-Cola. Ambas foram finalistas para o prêmio máximo, por isso, os jurados premiaram o trabalho da JWT do Brasil, especialmente. O júri foi formado por Carlos Perez, da BBDO e presidente do Clube de Creativos da Argentina, Celso Loducca, da Loducca, que foi presidente dos júris de TV, Gráfica e Via Pública do Fiap 2009, e Pablo Buffagni, da Conil SVP dos Estados Unidos, agência dedicada ao público hispano do mercado norte-americano.

por Kelly Dores, de Buenos Aires