Fabio Arruda Mortara, Martyn Eustace, Christiano Nygaard e Fernando Costa

O Brasil é o próximo país a receber a campanha Two Sides, um movimento mundial em defesa da sustentabilidade da comunicação impressa e do papel, que leva o mote “No wonder you love paper” (“Não há dúvida que você gosta de papel”, em uma tradução livre”). A campanha foi criada em 2012 na Inglaterra pela Two Sides, uma organização não- governamental, e que já está presente nos principais países da Europa, como Alemanha, França e Itália, além dos Estados Unidos, Austrália e África do Sul.

O diretor da Two Sides no Reino Unido, Martyn Eustace, esteve em São Paulo nesta segunda-feira (7) para participar do lançamento da campanha no país, que tem o apoio da Abrigaf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), dos Sindicatos das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), da ANJ (Associação Nacional dos Jornais) e da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas).

“Esse é um problema mundial e a ideia é que a indústria apoie essa iniciativa. A campanha procura pelos mesmos objetivos em todos os países, mas claro que terá uma linguagem adaptada de acordo com as necessidades dos mercados locais. Essa é uma campanha descentralizada. Estamos muito felizes com o ingresso do Brasil”, disse Eustace.

A campanha Two Sides envolve toda a cadeia de valor da comunicação, da floresta à impressão até a recuperação e reciclagem. Um dos objetivos da campanha é derrubar mitos em relação ao uso do papel com verdades, como o mito de que produzir papel sempre destrói as florestas, dando a resposta de que a produção de papel apoia a gestão de floresta sustentável. Outro mito: papel é ruim para o meio ambiente, com o contraponto de que o papel é um dos poucos produtos verdadeiramente sustentáveis. E por fim, o mito de que a comunicação impressa e o papel produzem muito lixo, com a resposta de que o papel é um dos produtos mais reciclados no mundo. A ideia da Two Sides é encorajar o consumo responsável, como a impressão nos dois lados do papel no escritório e esquemas de reciclagem e separação, reduzindo custos.

“Tanto a ANJ quanto a Aner são apoiadores da iniciativa. Há uma motivação nossa para esse projeto. A gente também vê a parte digital como uma complementaridade. Os jornais nunca tiveram tanto audiência, que foi ampliada pelo digital. Hoje nós falamos de milhões de leitores, mas evidentemente que o papel é fundamental nesse processo. São mais de cinco milhões de jornais por dia que circulam no país. A ANJ também tem um comitê que cuida especificamente da certificação ambiental de toda sua cadeia produtiva. Essa iniciativa de repercussão mundial vem se somar ao que estamos fazendo”, declarou Christiano Nygaard, diretor de mercado leitor e operações de O Estado de S.Paulo.

De acordo com Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf,  a previsão é de um prazo de 45 dias para que o comitê brasileiro se reúna e adapte as peças, após  a aprovação do comando geral da Two Sides e adequação das peças para cada uma das mídias. Ainda segundo o executivo, a Bluebox Comunicação, que atende a Abigraf, será a agência responsável pela adaptação do material. Estão previstos anúncios segmentados para mídia impressa, além de peças no ambiente digital, rádio e TV.

“A Aner também é uma das apoiadoras da iniciativa. Acreditamos no sucesso da campanha, que traz uma conscientização baseada em fatos e verdades. O objetivo é ter impacto”, afirmou Fernando Costa, diretor de assinaturas da Abril Mídia.