A 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, afirma que o Brasil chegou a 168 milhões de smartphones em uso, representando um crescimento de 9% em relação a 2015. Segundo o estudo, nos próximos dois anos a expectativa é que o país tenha 236 milhões de aparelhos desse tipo, em um crescimento de 40%. A pesquisa da FGV-SP mede o número de smartphones em uso no país, sem considerar o número de vendas desses dispositivos.
Os notebooks, tablets e desktops somam 160 milhões entre os brasileiros, o que registra um crescimento de 7% em relação a 2015. Até o final do ano, serão 166 milhões de computadores em uso – o número inclui 30 milhões de tablets. Se confirmada essa previsão, serão quatro computadores para cada cinco habitantes. A média mundial é de 60 computadores para cada cem pessoas.
O levantamento realizado pela FGV-SP também mensurou as vendas de computadores e tablets no país. Pela primeira vez, houve queda no número de unidades comercializadas da categoria por dois anos seguidos. No total, foram vendidos 14,2 milhões de aparelhos em 2015, reduzindo 30% em relação ao ano anterior. O valor médio dos computadores se manteve em US$ 400. A expectativa até o final do ano é de 15,2 milhões de unidades comercializadas.