Será na  próxima quarta-feira (26), em Buenos Aires, a festa da “Noche Dorada” que marca o encerramento oficial da sétima edição do Fip 2008 (Festival Ibero-Americano de promoções e Eventos). O Brasil concorre aos prêmios com 31 trabalhos (ver quadro) de agências como a Plano1, Birutas Mídias Mirabolantes, Future Group, Zicard Vieira e Believe Comunicação Viva. Guilherme de Almeida Prado, diretor-geral da Plano 1 e vice-presidente da Ampro (Associação Brasileira de Marketing Promocional), foi jurado da competição. Além de Prado, Mônica Yuri Morimoto, diretor de arte da Z+ Brasil, Edson Cabrera Junior, diretor executivo do Future Group, Flavia Goldenberg, vice-presidente do núcleo de comunicação da Ampro, e Fernando Armaganijian, diretor de criação da Zicard, também integraram o corpo de jurados.
O Fip 2008 foi dividido em 74 categorias, divididas em seis grupos: marketing promocional, marketing direto, eventos, marketing de ponto-de-venda, marketing interativo e meios não convencionais. Conceito, originalidade, implementação e resultados compuseram a base de itens das análises. O julgamento  dos 800 trabalhos inscritos ocorreu entre os dias 1.º e 10 de outubro. No ano passado, participaram 180 agências de 18 países.
“Tivemos a oportunidade de organizar uma mostra dos cases do FIP no Brasil no início de 2007. Depois estive na premiação do FIP em 2007, na qual houve uma exposição de todos os cases finalistas, e agora em 2008 fui um dos jurados. Ao longo destes três anos foi possível perceber que o festival vem crescendo em participações e em qualidade. Este ano, foram mais de 800 cases de toda Iberoamérica. Como em outros setores da economia, o brasileiro olha pouco para o que é produzido fora. Foi uma experiência gratificante ver cases tão interessantes, em especial os da Colômbia. Apesar de ser um mercado muito menor que o brasileiro, as agências colombianas tem ações promocionais muito criativas”, comentou Prado.