O Brasil terá um Laboratório da Inovação do Varejo. A proposta é fomentar o ecossistema da inovação, entender melhor o consumidor e apoiar os empreendedores. O anúncio foi feito por Marcos Jorge de Lima, ministro da Indústria, Comércio exterior e Serviços (MDIC), nesta sexta-feira (20), durante o 17º Fórum Empresarial Lide, em Recife (PE).
“Lançaremos muito em breve o Laboratório da Inovação do Varejo. É um projeto desenvolvido junto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial para unir em um mesmo ambiente empresas varejistas, agentes de inovação, empreendedores, investidores, aceleradoras, academia e governo”, afirmou.
De acordo com ele, será um espaço colaborativo em São Paulo, com mais de uma centena de atividades ligadas ao varejo. “A proposta é fomentar o ecossistema da inovação, entender melhor o consumidor e poiar os empreendedores. O governo procura através desse laboratório verificar que medidas para estimular o varejo podemos adotar. Funcionárá em parceria com o varejo de fato, que é o setor privado”, explicou.
O ministro participou do Seminário Lide, no painel “Competitividade e emprego” e também destacou a agenda prevista para a indústria 4.0, posicionamento do MDIC anunciado durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em março em São Paulo. “O conjunto de medidas inclui linhas de crédito de R$ 9 bilhões para organização da indústria, inclusive para pequenas e médias empresas. Não há motivos para temer o avanço da indústria 4.0 no Brasil. Estou convicto que trará inovações, incrementos e competividade”, comentou.
Leia mais
Prêmio Lide Empresarial reconhece executivos e ex-ministro
Marcos Quintela assume Lide Comunicação