O jornal O Estado de S. Paulo, representante oficial do Brasil no Cannes Lions, acaba de fechar o relatório do total de delegados brasileiros na edição deste ano no festival. O número de participantes teve queda de 15% em comparação com a edição passada: foram no total 454. Destes, 78 jornalistas.
A presença da imprensa brasileira teve uma elevação de 26%. Na 55ª edição foram 62 jornalistas. Destaque para a parceria do Estadão com a TV Cultura, que possibilitou a ida de uma equipe do programa Vitrine para a cobertura de todos os movimentos do Festival, apresentado em uma edição especial da atração em data a ser definida.
“Cabe lembrar que este ano foi difícil para todos os segmentos. No da comunicação não foi diferente e isso se refletiu em âmbito mundial. Mas quem foi entendeu a necessidade de conhecimento múltiplo e do benchmarking. Percebemos a chegada de muita gente nova, como o pessoal de Design e de PR. Com certeza, esses profissionais estarão de volta no próximo ano, fazendo com que outros delegados se juntem a eles”, avalia Odmar Almeida Filho, diretor-executivo do Grupo Estado.