A Brasileira Filmes acaba de reforçar seu time para dar suporte ao novo modelo que passa a oferecer ao mercado, com foco na produção multidisciplinar de conteúdo para publicidade, entretenimento e cultura.
Com a contratação de cinco novos diretores e a criação das áreas de gestão de projetos e marketing, a produtora já tem “engatilhado” projetos de peso para lançar nos próximos meses. Entre eles, um programa com o estilista Alexandre Herchcovitch, que está sendo comercializado com duas emissoras; um longa sobre “Os manos”, personagens do coletivo “Os Dedés” que fazem parte da programação da rádio 89 FM; a segunda edição do CrieCurta, que selecionará roteiros de 4′ de criativos de agências de publicidade; além da restauração do trabalho do cineasta brasileiro Anselmo Duarte e um longa sobre a vida da consultora de moda Constanza Pascolato.
Há cinco anos no mercado, e sob o comando da diretora de cena Bia Flecha (criação) e Magda Barbieri (área executiva), a produtora passa a contar com profissionais de diferentes estados e atuação. “Essa era nossa proposta desde o início, quando lançamos a produtora. Queríamos olhares diferenciados para enriquecer o produto final e vamos buscar novas maneiras de vender isso ao mercado”, detalha Magda, dizendo ainda que, com as mudanças, a expectativa é que a produtora cresça até 30% este ano.
Um dos reforços é o diretor de Porto Alegre Gustavo Brandau, ganhador do prêmio de melhor direção em 16mm no Festival de Cinema de Brasília. Também chega à Brasileira a dupla de co-diretores de Belo Horizonte João Flores e Patrícia Batitucci; Lucas Gontijo (também de BH), duas vezes Profissionais do Ano e Grand Prix Colunistas; e Rodrigo Sobreiro.
Na área de formatação e comercialização dos projetos de cultura e entretenimento estará Vera Nunes, com experiência em consultoria direcionada ao planejamento, elaboração e captação de recursos em projetos culturais. Rose Jimenes chega para atuar na coordenação de produção. Para cuidar do marketing, a produtora trouxe Ana Barbieri, da MTV Brasil, emissora na qual atuou por 12 anos.
“Nossos projetos já estão todos enquadrados nas leis de incentivo e estamos negociando as cotas de patrocínios com o mercado. Em breve, eles serão lançados”, afirma Bia Flecha. Para o projeto “Restaurando o Cinema Brasileiro”, em parceria com o Instituto Anselmo Duarte, já foram vendidas cotas para as Lojas CEM e para a empresa de papel Arjo Wiggins.
Na publicidade, a Brasileira Filmes produziu filmes para as agências como Africa, Age, Euro, Lew Lara/TBWA, Loducca, Lowe, QG, NovaS/B e Y&R. No exterior, já trabalhou com agências de Los Angeles, Portugal, Alemanha e Suíça.
por Daniela Dahrouge