O marketing interno através de políticas de recursos humanos agressivas tem reflexo sintomático no comportamento coletivo de uma marca, produto ou serviço. O grupo francês Accor sabe disso e divide sua operação em serviços e hotelaria, mas sempre com foco mercadológico no modelo de gestão dos seus negócios.
Para sistematizar procedimentos globais de marketing, o grupo nomeou o executivo brasileiro Reynaldo Naves para comandar essa área que envolve 40 países, incluindo a França, base das operações do Accor. Naves estava à frente da divisão no Brasil aonde será sucedido por Gustavo Zanardi Chicarino. Naves vai coordenar um orçamento que demanda 2,2% da receita líquida do grupo que teve um faturamento de 6,7 bilhões de euros no ano passado.
No Brasil são 5,3 milhões de usuários, 53 mil empresas/clientes, 285 mil estabelecimentos comerciais de utilização de produtos e market share de 39%. O Ticket Restaurante é a estrela cardápio de produtos da Accor Serviços, mas há o Ticket Car, área de administração de frotas que já conta com 200 mil carros, além dos cartões que têm 2,5 milhões de clientes, Benefício Club e o Ticket Express.
“Vou estar à frente do Corporate Social Responsability Program. São 80 programas em análise para garantir uma entrega que envolve reputação de marca, qualidade e marketing de relacionamento”, finalizou.
Paulo Macedo