Uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen revelou os países que mais acreditam em publicidade. Dentre os 47 pesquisados, o Brasil e as Filipinas encabeçam a lista. Um número de dois entre cada três brasileiros (67%) disseram que confiam em propaganda. O mesmo número foi registrado entre os filipinos. Em terceiro lugar ficou o México (66%). Entre os países que menos se deixam levar pela publicidade estão Dinamarca (28%), Itália (32%), Lituânia (34%) e Alemanha (35%). A pesquisa foi feita com cerca de 24,5 mil pessoas pela internet e teve como objetivo medir a credibilidade de cada meio utilizado para fins publicitários.

Pelos dados da pesquisa, os brasileiros confiam mais em anúncios de jornais (83%) que em produtos indicados por pessoas próximas (81%). No ranking geral, ocorre o inverso, e o boca-a-boca vence o jornal por 78% a 63%.

Ainda segundo o estudo, os brasileiros confiam tanto em anúncios em grandes portais de internet como em anúncios de TV (74%). A média geral para essas duas mídias é, respectivamente, 60% e 56%. Os tradicionais anúncios em revistas ganham a confiança de 80% dos brasileiros, e de apenas 56% da média dos outros países.

Fonte: BBC Brasil