iStock/Tempura

O brasileiro gosta de ouvir música no trabalho. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pelo LinkedIn em parceria com o Spotify, que aponta a porcentagem de 83% dos profissionais ligados aos fones de ouvido enquanto estão no trabalho. Para 41%, Coldplay é a banda com as melhores músicas para se ouvir nesse período, seguido por Ed Sheeran (31%), Jorge & Matheus (31%), Maroon 5 (30%) e Charlie Brown Jr (21%).

E quem pensa que ouvir música no trabalho é negativo, se engana. Para 90% dos brasileiros, a atividade aumenta a produtividade e, para 80% deles, é essencial para se sentirem motivados ao longo do dia. Os que se posicionam contra somam apenas 2%, afirmando que ouvir música no trabalho não é apropriado para o ambiente de trabalho.

Quando o assunto ‘música’ é abordado no meio profissional, 58% dos entrevistados dizem gostar de saber o que seus colegas estão ouvindo e, na hora de escutar sua própria música, procuram as que sejam aceitas pela maioria. Alguns dos profissionais (23%) se consideram o DJ da empresa.

Muitas pessoas podem pensar que os jovens ou os profissionais mais descolados são os maiores ouvintes de música no trabalho. No entanto, 98% dos profissionais de TI e 79% dos engenheiros afirmam que música torna o trabalho mais produtivo. Outros profissionais formais também curtem um som para se concentrar, como os da área financeira (90%) e construção (90%).

“Faço parte das profissões “caretas” e dificilmente imaginam um diretor financeiro escutando música enquanto desvenda o Excel. Mas tenho muitas tarefas que exigem concentração do início ao fim e a música me ajuda a manter o foco por mais tempo. Chego a ficar horas com o fone sem perder a atenção” afirma Pedro Alencar, diretor financeiro do LinkedIn na América Latina, em seu texto sobre música no trabalho.

Apesar dos ritmos musicais estarem ligados ao gosto de cada um, alguns ajudam na concentração e, consequentemente, na produtividade. Entre os brasileiros, 48% escolheram o POP como o gênero musical mais adequado para se ouvir durante as atividades profissionais, seguido por MPB (33%), Clássica (30%), Rock (24%) e Sertanejo (22%).

Anitta e Wesley Safadão estão no topo das listas do Spotify, mas são considerados menos apropriados para se ouvir no trabalho, representando 39% e 37%, respectivamente. Também não são consideradas donas das melhores canções para o trabalho Maiara & Maraísa (17%), Marília Mendonça (16%) e Simone & Simaria (16%).

Para interessados em saber quais as músicas mais ouvidas pelos brasileiros durante o trabalho, LinkedIn e Spotify criaram a playlist Música no Trabalho.