Os brasileiros estão participando mais de promoções devido à crise econômica. Nova pesquisa da agência 96 batizada de “Promoção em tempos de crise” revela que 79% dos entrevistados afirmaram participar de promoções do tipo “Compre & Concorra”, contra 60% que se declararam participantes de promoção em 2013. O estudo é uma atualização da pesquisa “Promo em Movimento”, divulgada naquele ano. O objetivo foi investigar se o padrão de participação de promoções mudou devido à crise.
Entre os participantes que declaram não participar de promoções do tipo ‘Compre&Concorra’, 69% afirmam participar de outros tipos como ‘Compre&Ganhe’ e ‘Junte&Troque’.
O principal motivo alegado para não participar das promoções é a falta de memória: 46% afirmam que até compram por causa da promoção, mas depois esquecem de participar. Para consumidores de renda mais alta, a burocracia também atrapalha: 23% não participam por que é muito complicado.
50% dos que participam afirmam que comprariam um produto/marca que não costumam comprar para participar de uma promoção, contra 43% da pesquisa de 2013. Homens arriscam um pouco mais que mulheres (53% X 47%). Consumidores de baixa renda arriscam menos (33%).
Segundo o estudo, 45% dos entrevistados ficam sabendo das promoções nas redes sociais, 27% no PDV e 23% pela TV. Mas, para mulheres de classe C, redes sociais e PDV se equiparam, com uma pequena vantagem para o segundo (33% X 35%).