Barbara Krajnc: temos muito o que aprender com o Brasil O festival internacional de publicidade da nova Europa Golden Drum, realizado entre 7 e 10 de outubro na Eslovênia,  tem como tema este ano Criatividade, Conteúdo e Felicidade e inclui um painel sobre a publicidade brasileira, nesta quarta-feira (9). Dele participam Eiji Kozaka, diretor de arte sênior da WMcCann, Roberto Vilhena, CCO do Grupo Artplan, Pedro Rosa, diretor de arte sênior da Leo Burnett Tailor Made e Ricardo Wolff,  diretor criativo global da BBDO Berlim.

Kozaka falará sobre “Publicidade e cultura popular no Brasil”, Vilhena abordará “Criatividade brasileira e legado”, enquanto Rosa apresentará “Os ingredientes de um diretor de arte brasileiro” e Wolff terá como tema “Do caos ao cool”. Na abertura do painel será feita uma homenagem a Marcio Moreira, ex-vice chairman e chief talent officer do McCann Worldgroup, falecido em 18 de junho de 2014  – que por sinal fez a ponte entre a organização do Golden Drum e profissionais brasileiros convidados para o evento.

O evento foi criado em 1994 e seu objetivo principal sempre foi reunir criativos para celebrar o “genius loci”, o espírito do lugar, oferecer uma experiência de aprendizagem e inspiração profissional, bem como promover amizade e intercâmbio cultural. O painel dos brasileiros será moderado pela diretora do Golden Drum, Barbara Krajnc, que conta que o festival também premia agências e marcas de 37 países da chamada “Nova Europa”, de Helsinki a Tel Aviv, de Trieste a Vladivostok. O encontro é realizado na cidade de Portoroz & Piran.

“Nosso festival é conhecido como o mais simpático e amigável de todos os festivais. É o único que considera, realmente, as peculiaridades locais e o cotexto de cada trabalho para ser avaliado”, diz Barbara.

Segundo ela, o Brasil tem, como o leste da Europa, uma história de crise econômica e a necessidade de realizar coisas com menos verbas.

“Temos muito o que aprender com o Brasil, e também muito a trocar. Queremos muito aprender mais sobre o jeito de pensar e trabalhar dos brasileiros.”, explica Barbara.

O festival reuniu, até hoje, mais de 26 mil profissionais de 40 países, obteve mais de 36 mil inscrições e tem parcerias com o Adfest, o Fiap e o Art Directors Club da Europa.