O Festival of Media LatAm anunciou o júri de sua edição 2014, que será sediada em Miami nos dias 1, 2 e 3 de outubro. A premiação, que nesta temporada tem patrocínio do SBT, terá nove jurados brasileiros, eleitos pelos organizadores de forma a prezar não somente pelo foco em mídia, mas também na integração com a criatividade e até a efetividade do budget.
Entre os jurados brasileiros, dois são justamente provenientes de anunciantes: Andrea Napolitano, diretora de marketing da BRFoods, que está no júri final, e Ricardo Pedro, superintendente de marketing da Qualicorp, que julgará na fase de shortlist. Sergio Gordilho, sócio e diretor-geral de criação da Africa, é outro profissional de um departamento distinto a julgar os cases inscritos, já na fase final. Ele terá a missão de também avaliar os trabalhos por sua linha criativa e como ela se integra com a mídia.
O júri final também é composto por Alexandre Ugadin, vice-presidente de mídia da FCB Brasil, e Gustavo Gaion, vice-presidente de mídia da Y&R, enquanto o júri de shortlist tem nomes como Paulo Santana, diretor-geral de mídia da Taterka; Fabio Freitas, diretor nacional de mídia da F/Nazca S&S; Flavio Rezende, diretor-geral de mídia da DPZ; Fernando Salles, vice-presidente de mídia da Leo Burnett Tailor Made; Luiz Gini, diretor-geral de mídia da Neogama/BBH; e Patricia Weiss, chairman e fundadora da BCMA.
“A gente buscou uma composição bem heterogênea, com profissionais não só oriundos de mídia. Hoje, você precisa dar também uma visão do ponto de vista criativo e da eficácia da ação, do quanto ela contribui para o negócio do cliente. Não é só uma sacadinha, é uma ação que tenha validade e relevância para o mercado como um todo”, afirma Alessandre Siano, embaixador do Festival of Media LatAm no Brasil.
O presidente do júri, com um total de cerca de 50 jurados, será Randy Ranson, vice-presidente comercial da SABMiller para a América Latina. “A nossa seleção também passa pelos principais nomes dos maiores anunciantes e agências do país. É importante ter um júri com nomes de destaque no Brasil, e conseguimos um grupo com uma sintonia fina. Todos aceitaram prontamente, o que mostra a importância que o festival conquistou”, completou Siano.
Novidades
Além do júri, o Festival of Media LatAm anunciou outras novidades na última semana, entre elas a inclusão de uma nova categoria no prêmio: a Criação de Conteúdo, área “muito demandada por anunciantes, agências e veículos”, segundo Siano. “Cada vez mais clientes querem aproximar sua marca do conteúdo, só que nem sempre fica pertinente. Nós vamos premiar projetos que conseguirem fazer distribuição de conteúdo de forma mais adequada com a marca, de forma a integrar essas histórias e não agredir a audiência. A internet é fundamental para isso, por meio de aplicativos, vídeos, sites e redes sociais”, explica.
Além disso, o festival teve uma alta pré-estimada entre 20% e 30% no número de inscrições neste ano em relação à temporada passada, e conta também com um novo patrocinador: o SBT, que segundo Siano é a primeira companhia 100% brasileira a abraçar o prêmio. “Nos últimos anos, o SBT tem ampliado fortemente sua presença e investimentos em diversos festivais de criatividade e mídia, sempre de forma relevante e aderente ao nosso posicionamento de marca. Somos uma emissora próxima do mercado, que incentiva toda a cadeia de produção e valoriza os parceiros. Acreditamos que essa é a postura que devemos adotar como um dos principais e maiores veículos de mídia do país e da América Latina”, afirmou Glen Valente, diretor comercial e de marketing do SBT, que será um dos palestrantes brasileiros do evento, bem como João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat; Daniel Chalfon, vice-presidente de mídia da Loducca; Nizan Guanaes, sócio e chairman do Grupo ABC; Guga Ketzer, CCO e sócio da Loducca; e Paulo Stephan, diretor-geral da Talent. Os finalistas serão anunciados no dia 21 de agosto.