As marcas se inspiraram no brasileirismo, tema da edição inverno 2009do São Paulo Fashion Week, para criar seus espaços para o evento, queacontece esta semana (18 a 23). A Criacittá criou os espaços das Havaianas e da TAM. Os convidados das Havaianas andarão no céu e terão um jardim sobre suas cabeças. “São 7.000 tiras aplicadas no forro. A produção começou há três meses”,explicou Claudia Salto, sócia-diretora da Criacittá.
No estande da TAM, o artesanato foi escolhido para remeter aobrasileirismo. “Uma grande influência da moda é a nossa arte popular”,disse Nelson Rocha, sócio-diretor da agência. Serão dois espaços com amesma temática. “Em vez de ter só um espaço, a ideia era criarexposição para mostrar essas influências”, falou Rocha.
A Universidade Anhembi Morumbi participa pela primeira vez do SPFW. “É mais uma parceria cultural e científica que um patrocínio. Essa parceria faz parte de um programa de cooperação cultural entre auniversidade e a Luminosidade, de Paulo Borges, que organiza oevento”, disse Elizabeth Guedes, vice-reitora da universidade.
O lounge onde acontecem as atividades da universidade foi criado por alunos e professores. Os universitários também participam do evento,cada um em sua área, como se fosse um programa de trainee. O espaço aberto ao público é decorado com frases da literatura e da música nacional. “Vão acontecer discussões sobre literatura, poesia, música,gastronomia. Não vamos distribuir kits, mas experiência”.
A Natura se inspirou no movimento Modernista brasileiro para criar seuespaço no prédio da Bienal, em São Paulo (SP). Quem assina o cenário é Gringo Cardia. “O destaque é a maquiadeira, um móvel onde as pessoaspoderão se maquiar. Queremos estimular os convidados a resgatar oritual da maquiagem”, explicou Renata Sbardelini, gerente de marketing institucional da Natura.
A marca também lançará, em cobranding com o SPFW, a linha de maquiagem Natura Diversa São Paulo Fashion Week. “O lançamento é exclusividadedo evento. As vendas só começam em março”, disse. A campanha de mídia impressa, criada pela Taterka, já está sendo veiculada nas revistas femininas.
A C&A, que patrocina o SPFW há mais de dez edições, também marcará presença. No último domingo (18), foram apresentadas as novas garotas-propagandas da marca: Emanuela de Paula, Carol Trentini e Alessandra Ambrósio. Ao longo da semana, a artista plástica Catarina Gushiken, que ilustra a campanha da loja, assinada pela DM9DDB, pintará um painel na rampa de acesso do prédio. A C&A também coloca à disposição dos visitantes carros para transportá-los do portão do parque ao prédio da Bienal.
A Elle terá dois espaços: um lounge, criado por David Bastos, com espaço para a redação e para a publicidade receber agências e anunciantes, e o Escolhas de Elle, equipado com TVs de plasma nas quais serão exibidas as principais peças de cada coleção.
Schin oferece bares
Mais uma vez, o Grupo Schincariol é responsável pelos bares do São Paulo Fashion Week. A edição de inverno 2009, que acontece esta semana, é a terceira em que a empresa é parceira oficial das bebidasdo evento. Serão dois bares: um de Água Schin, na entrada do prédio, e outro de Nova Schin, no segundo andar.
A decoração dos bares também segue o tema do SPFW, os brasileirismos.”A ambientação é baseada nas feiras populares brasileiras, feiras livres e de artesanato”, disse Marcel Sacco, diretor de marketing do grupo.O espaço também faz alusão aos vários eventos patrocinados pela empresa, como o Carnaval, o futebol, o surfe e a música.
Outra atração é a tenda de degustação da Itubaína Retrô, a versão zero dotradicional refrigerante. “Como o produto é de 1954 e o rótulo dosanos 50, teremos uma pin-up que vai carregar balões premiados para serem distribuídos”, contou Sacco.
Além dos bares, o grupo também está nos desfiles. A cerveja Devassa patrocina o da marca carioca Reserva. A Água Schin, que acaba de ganhar nova marca e identidade visual, apoia o desfile da estilista revelação de 2007, Simone Nunes. “Acriação gráfica do bar é dela”, disse. A verba de marketing do Grupo Schincariol para este ano é de R$ 450 milhões, mesmo valor que no ano passado. “Manter o investimento já éum sinal de cautela”, acredita Sacco.
por Cristiane Marsola