Auli de Vitto: vimos que havia carência de eventos para o varejo

A maior feira de marketing promocional da América Latina foi rebatizada este ano para Brazil Promotion Live Marketing and Retail 2014, uma vez que o evento traz como novidade nesta 12ª edição uma área dedicada exclusivamente ao varejo. “A principal novidade é a introdução do setor de varejo na feira. Recebemos 12.400 pessoas no ano passado e vimos que cerca de duas mil eram provenientes do varejo e que visitavam a feira para saber sobre equipamentos, merchandising e produtos digitais no varejo. Identificamos que existia penetração grande junto com esse público, inclusive com resultados de venda. Também constatamos que havia uma carência de eventos para o varejo e começamos a trabalhar para fazer alguma coisa parecida com a EuroShop, focada nesse público na Europa. Vamos começar com uma área de dois mil metros quadrados para os fornecedores de varejo, mas a tendência é só aumentar nos próximos anos. Esse é um setor em plena expansão no país”, afirma Auli de Vitto, diretor da Forma Promocional, realizadora da Brazil Promotion.

A feira, que acontece entre os dias 5 e 7 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo, apresentará as principais soluções para varejo, brindes, marketing de experiência, campanhas promocionais e digitais. O tema este ano vai ser “Brazil Promotion no país das maravilhas”. “Todo ano a gente tenta um tema para que as pessoas possam ter um momento lúdico no evento, esquecer dos problemas, do estresse, do trânsito. O objetivo também é mostrar as maravilhas que podem ser feitas com o marketing promocional”, destaca Auli.

A Brazil Promotion 2014 contará com mais de 240 expositores, ocupando 16,5 mil metros do Transamérica Expo Center. Paralelamente à feira, também são realizados seminários com profissionais do mercado para apresentação de tendências, com o apoio de entidades como Ampro (Associação de Marketing Promocional) e Popai Brasil, associação que representa o marketing de varejo. Entre os temas que serão abordados estão “O consumo: renovar para crescer. Estratégia para o varejo”, com José Fraga (Nielsen); e “O varejo atual está em beta. Palavra de ordem: inovação”, com Leonardo Koboldt (da Gad’Retail).

Inovação

Assim como nos anos anteriores, a Brazil Promotion vai realizar o Showroom de Ideias, área na entrada da feira destinada às novidades dos expositores. Um júri especializado e o público em geral poderão votar e eleger as grandes inovações. As vencedoras ganharão o Prêmio Brazil Promotion Ideia.

Os maiores compradores e contratantes do setor promocional também encontrarão na feira um ambiente diferenciado e reservado para realizar negociações no espaço Top Buyers. A visitação à feira é gratuita. Os interessados devem preencher pré-credenciamento no site. A expectativa de público é de mais de 12 mil visitantes.

Mercado

Sobre o mercado promocional, Auli diz que o primeiro semestre ficou aquém das projeções. “A gente tinha uma expectativa mais aquecida por causa da Copa. Tínhamos projeção entre 17% e 20%, mas não chegamos a esse crescimento. Sabemos que ficou bem abaixo e ficou dentro do crescimento histórico, entre 9% e 10%”, avalia o executivo

A aposta é para o segundo semestre. “Tem gente achando que muita coisa que ficou represada no primeiro semestre foi postergada para o segundo. Passada essa época de Copa e não tendo manifestações de rua, a gente deve ter um movimento melhor do que no primeiro semestre. A venda de brindes e as ações promocionais relacionadas à Copa não aconteceram na proporção que a gente esperava”, reforça Auli, da Forma Promocional. Vale lembrar que a Forma Promocional publica desde 1984 o Guia Free Shop Marketing Promocional. A empresa completa 30 anos de operação. “Interessante é que a Brazil Promotion é mais conhecida do que os guias, que foram lançados antes, há 30 anos”.