'Ceia da Árvore' gerou bons frutos à SadiaA BRF anunciou nesta quarta-feira (4) a redução de 20% a 30% no seu portfólio de produtos em 2014. A iniciativa, implantada a partir de janeiro, faz parte de um plano que tem entre seus objetivos a valorização de itens mais vendidos, otimização das fábricas e do transporte de materiais, melhor aproveitamento das gôndolas nos supermercados e simplificação dos processos de venda junto aos clientes.

Com as mudanças, a companhia espera ganhar R$ 1,9 bilhão. “Essa reorganização favorece todos os aspectos da empresa. É uma redução de portfólio que não afetará o número de funcionários ou o volume de produção. O que buscamos é ouvir cada vez mais o cliente. Por isso, vamos tirar do mercado os produtos de aceitação menor e investir naqueles de procura constante por parte do consumidor”, afirma Rodolfo Torello, diretor-executivo global de categorias e inovação.

Apesar do portfólio simplificado, a BRF reserva diversos lançamentos para o próximo ano, todos apoiados nos três pilares seguidos pela empresa: saudabilidade, conveniência e praticidade. A primeira novidade chega ainda no primeiro trimestre. “A campanha destes produtos representa a solidificação do conceito que temos seguido, de ensinar ao consumidor novas formas de utilizar nossas receitas, dizendo, por exemplo, que salsicha não é só para hot dog. Queremos desenvolver o mercado. Para isso, também vamos destacar os aspectos nutricionais”. De acordo com o executivo, a empresa investirá de 30% a 40% a mais em marketing em 2014, em relação a este ano.

Natal

Torello: produtos não têm de estar atrelados a datas comemorativasCriada pela F/Nazca S&S para Sadia, marca da BRF, a campanha “Ceia da Árvore” rendeu resultados além dos esperados para a companhia. O projeto sugeria a confraternização entre amigos e familiares no quarto domingo que antecede o Natal (em 2013, dia 1º de dezembro), data oficial para a montagem da árvore natalina. “Nossas vendas de produtos comemorativos, que sempre começam em dezembro, desta vez começaram em novembro. Investimos duas vezes mais no marketing para o período, mas também tivemos incrível retorno: um aumento já registrado de 10% no volume em vendas de Natal”, diz Torello.

Além de filme, a campanha contou com diversas ações digitais criadas pela AgênciaClick Isobar. “O poder das mídias sociais ainda é algo que nos surpreende”, declara Leopoldo Saboya, vice-presidente de finanças, administração e relações com investidores. Torello ressalta que o projeto “Ceia da Árvore” inicia também uma nova fase na comunicação com o consumidor final: “Queremos reduzir a sazonalidade de alguns produtos. Acreditamos que eles não têm de estar atrelados a datas comemorativas ou especiais, mas, sim, podem ser consumidos em qualquer ocasião”.