O Google realizou na noite desta terça-feira (3) a terceira edição do Creative Sandbox, evento onde a companhia apresenta aos profissionais de criação seus principais lançamentos na área de tecnologia para inspirar campanhas publicitárias. No evento também foram anunciados os vencedores do 2º Creative Sandbox Brief 2.0, concurso que premiou campanhas realizadas no YouTube para organizações não-governamentais nas áreas de educação, empreendedorismo e combate à corrupção.
Ricardo Chester e Augusto Moya, dupla de diretores de criação da Africa, foram os vencedores com a campanha “Educação Nota 10”, para o Instituto Ayrton Senna. A ideia dos publicitários tem o objetivo de aumentar o número de doadores frequentes da instituição, com divulgação no YouTube (leia mais aqui). Para viabilizá-la, os criativos terão uma verba de R$ 250 mil para produção e mais R$ 100 mil para ser gasto em mídia dentro do YouTube e nas plataformas do Google. Os vencedores também visitarão o Brand Labs, laboratório de branding na sede global do YouTube, em San Bruno (EUA), para um treinamento.
O segundo lugar foi da ideia “Eleições XXX”, de Samuel Normando, da Wunderman. A campanha, focada na ONG Eleições Limpas, veicularia vídeos de sátira de filmes pornôs, que chamariam a atenção para a “real sacanagem” que acontece na política nacional. A terceira colocada foi a campanha “Do fim ao começo”, de Dió Wenderly e Nicolas Vendramini, da agência LiveAD, também para o Instituto Ayrton Senna
De acordo com o Google, foram 300 ideias cadastradas neste ano, vindas de 600 profissionais. Julio Zaguini, diretor de relacionamento com agências da companhia, afirma que os trabalhos vieram tanto de agências digitais quanto das tradicionais. “Todas mostraram interesse, o que indica o envolvimento do mercado”, disse. De acordo com ele, em 2013 houve um grande crescimento da área de digital nas agências e elas têm buscado treinamentos (leia mais aqui). Questionado se os anunciantes têm pressionado suas empresas de publicidade para se adaptarem ao digital, Zaguini disse que “essa necessidade vem de todas as pontas do mercado”.
O Creative Sandbox é um evento global do Google, mas a ideia de lançar um concurso foi da unidade brasileira, pensando no mercado interno. Utilizar o YouTube como a plataforma para os criativos explorarem foi pela “paixão dos brasileiros por vídeo”, explicou Zaguini. “O YouTube explodiu no Brasil neste ano. O brasileiro tem hábito de consumir vídeo e por isso conseguimos testar soluções para o YouTube aqui. O país virou um laboratório para experimentarmos”.
O concurso do Creative Sandbox Brief está em sua segunda edição no Brasil. A escolha das peças vencedoras foi feita por um júri formado por 17 criativos, entre representantes da Miami Ad School e diretores, sócios e vice-presidentes das principais agências do mercado.