Os países do Bric (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) lideram os investimentos em publicidade em 2012, de acordo com a mais recente previsão divulgada pelo Warc (World Advertising Research Center), e que atualiza os dados divulgados em novembro do ano passado. A Rússia deve crescer 16,5%, a Índia 14%, a China 11,5% e o Brasil 8,5%.
Os dados não estão muito diferentes da previsão anterior, quando houve um freio nas expectativas em relação ao crescimento do investimento publicitário dos 12 mercados cobertos pelo estudo, devido à volatilidade da economia global e os sérios reflexos principalmente na zona do Euro. Desta vez, apenas quatro países tiveram aumento na previsão em relação à anterior: Brasil, Canadá, China e Japão. Com a crise na zona do Euro, devem ter seus piores anos da história Alemanha, França e Itália.
De uma maneira geral, segundo análise do estudo, os anunciantes permanecem relutantes em investir com prognósticos tão duvidosos pela frente. Sem as Olimpíadas de Londres e Eurocopa, ambos em 2012, é provável que as previsões fossem ainda mais pessimistas. Suzy Young, editora de dados do Warc, diz que com o cenário pouco animador nos países mais maduros era de se esperar que o crescimento em 2012 viesse mesmo dos mercados emergentes. “Sem as eleições presidenciais e grandes eventos esportivos as previsões seriam piores. Mas existem algumas luzes no fim do túnel, como a performance da mídia TV, que se apresenta particularmente encorajadora”, disse Suzy.
O investimento na mídia TV deve crescer 5,3% – mais do que o crescimento de todo o investimento publicitário, que será de 4,5%. A mídia internet, que na previsão de novembro passado deveria crescer 16,6% este ano, tem previsão de crescer 12,6%. A web, inclusive deve representar 20% de todo o investimento em mídia do ano. Out of home também deve crescer significativamente: 5,1%.
O investimento publicitário brasileiro deve crescer 8,5% em 2012, resultado de aumento dos negócios, com grandes upgrades de infraestrutura que deverão ficar prontos até 2014 e o desenvolvimento do mercado consumidor. Líder dos investimentos globais, os Estados Unidos passam por um período de maior otimismo, após o registro da redução do desemprego em 37 estados no mês de dezembro. O consumidor e as vendas do varejo não acompanharam o otimismo, não apresentando melhora, mas há uma expectativa de crescimento de 2,1% no investimento este ano.