A aquisição de 30% da rede de academias de ginástica Bodytech e Fórmula pelo fundo de private equity do banco de investimentos BTG Pactual é sem dúvida um investimento sem precedentes: não houve até aqui – talvez mundialmente, inclusive – um aporte pesado de investimento (fala-se da casa de R$ 200 milhões) na área de fitness por parte de um banco. Nada é por acaso. O segmento é um dos que mais cresce no mundo: faturou RS$ 2,2 bilhões em 2011 e, segundo estimativas, deve triplicar de tamanho estimulado pelos grandes eventos esportivos que se aproximam.
O banco passa a ter 30% de participação na rede, hoje com 33 academias em funcionamento (três da rede Fórmula), enquanto a sócia majoritária, com 64,2%, continua sendo a Accioly Fitness, empresa que tem entre seus sócios os empresários Alexandre Accioly, João Paulo Diniz, Luiz Urquiza e o técnico de vôlei da seleção masculina, Bernardinho. Com a nova configuração, os demais 5,8% ficam divididos entre pequenos sócios.
O grupo Bodytech – o maior do segmento em faturamento no país e o segundo maior da América Latina, depois do grupo mexicano Sport City – tem mais 22 academias em construção (10 são Fórmula), com previsão de abertura em 2013, e um total de 65 mil alunos. A entrada do BTG é o primeiro passo para o IPO da rede de academias, que deve ocorrer até 2015. “Nosso objetivo é crescer e entrar em novas praças como Recife, Salvador, cidades no sul do país. Existe uma grande demanda por um modelo mais estruturado de academias, com equipamentos de boa qualidade. Os consumidores estão mais exigentes e nosso foco, com a marca BodyTech, está em prestar um bom serviço nas capitais”, diz Flávia da Justa, diretora de marketing da rede.
Enquanto a BodyTech foca em um segmento mais luxuoso, em capitais maiores, a rede Fórmula – marca que foi premium em sua origem, em São Paulo, até ser adquirida pelo grupo – está sendo reposicionada para atender a um público de cidades menores, com uma estrutura mais compacta. A marca acaba de aportar, por exemplo, na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Em ambos os casos, o micromarketing fala mais alto e olhar para dentro é um dos grandes desafios.
A rede trabalha, em São Paulo, com a agência Live em projetos digitais, e em publicidade desde janeiro com a Artplan. Na semana passada, foi anunciada uma parceria comercial com a marca Powerade, bebida esportiva da Coca-Cola, que envolverá dar nome às salas de running e indoor cycle nas 30 unidades que levam a marca BT.