Segundo estudo da Comscore, a data de estreia do Mundial do Catar atingiu mais de 390 mil menções nas redes
O ano de 2022 foi marcado por muitas datas, mas uma em especial se tornou destaque: a Copa do Mundo. O Mundial, que arrasta multidões e mexe com as emoções a cada quatro anos, foi destaque não só na televisão, como também no meio digital.
A primeira semana da Copa, que aconteceu ainda em novembro, o evento atingiu mais de 390 mil menções nas redes sociais, de acordo com a análise 'Insights Social: Copa do Mundo e estreia do Brasil', da Comscore.
Marcas como Itaú, Guaraná Antarctica, Magalu, Nubank, McDonald's e Adidas foram as que mais engajaram com o público entre os dias 20 e 24 de novembro. No caso do Itaú, o banco viu um aumento de mais de 1.398% no engajamento das suas ações.
Em relação à estreia da seleção brasileira no Mundial, no dia 24 de novembro, o país somou mais de 109 mil menções nas redes e as marcas Magalu, Budweiser, Itaú e Vivo foram as que mais engajaram o público nas redes no dia.
“Um evento de proporção mundial como este é, sem dúvida, uma enorme oportunidade para as marcas criarem conversas, conteúdo relevante e histórias envolventes nas redes sociais. As plataformas de mídia social são o espaço ideal para estabelecer conexões em tempo real durante as partidas, levando em consideração a força social da torcida, reunida com amigos e familiares”, afirmou Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.
Camisa 9 do Brasil, Richarlison foi a estrela do jogo contra a Sérvia, sendo o autor dos dois gols brasileiros no jogo, e também brilhou nas redes sociais, com um crescimento de 239% de ações nas redes sociais entre 20 e 24 de novembro -, somando mais de 10,5 milhões de ações.
Entre o público mais ativo nas postagens, o levantamento da Comscore identificou mais de 120 mil autores únicos na primeira semana de jogos, sendo 56% deles homens. Além do interesse por esportes (18%), a audiência também expressa afinidade com temas como música (15%), games (10%), e artes plásticas (8%).