Este ano evento não terá palestras; destaque vai ser mostra especial com foco no Festival de Cannes
Teresa Levin
Os melhores trabalhos publicitários fluminenses, segundo o CCRJ (Clube de Criação do Rio de Janeiro), serão definidos no próximo final de semana em Búzios. Nos dias 4 e 5, o charmoso balneário receberá criativos que participarão do Festival Melhor do Rio 5. Este ano o evento, que marca os 30 anos da entidade, também será palco de mudanças: Flávio Medeiros (veja Entrevista na página 21) assumirá a presidência do CCRJ durante a premiação do Melhor do Rio.
O atual presidente do Clube, Álvaro Rodrigues, diretor de criação da Agência3, manifesta grandes expectativas. “Esperamos um número ainda maior de participantes”, conta, lembrando que no ano passado o evento reuniu mais de 700 pessoas.
Ele informa que o festival repetirá o modelo bem sucedido das edições anteriores com uma festa de boas vindas na sexta-feira (4), julgamento dos trabalhos e revelação dos vencedores no sábado (5). Ao contrário das edições anteriores, a versão deste ano não terá palestras; como destaque vai ter uma mostra especial com foco no Festival de Cannes 2005 e nos melhores trabalhos premiados na França nos últimos 30 anos.
“Aumentamos muito o conteúdo em 2004 e os próprios delegados não tiveram tempo para participar de tudo. Demos um passo atrás e optamos por qualificar o tradicional rolo de Cannes, que virou uma grande exposição no Cine Bardot”, explica. Essa
iniciativa está sendo tocada em parceria com a Memória da Propaganda.
Quanto ao tema do Anuário deste ano, Rodrigues não quis antecipar detalhes “para não estragar a surpresa”. Conta apenas que ele aumentou fisicamente e as peças estão maiores. “Posso dizer que, já que o tema do ano para o CCRJ é os 30 anos da entidade, o Anuário é um dos ícones que todo mundo usa como referência para guardar na memória uma festa de aniversário”.
Marcos Hosken é o profissional que está à frente da produção do Anuário deste ano. O festival terá ainda a escolha da camisa do Clube, concurso que já está em andamento e terá os ganhadores também definidos no evento. “Recebemos 180 layouts e faremos uma short list com, no máximo, 15 opções. Um júri popular escolherá as melhores na festa de premiação”. Os estudantes também terão vez no festival. Em parceria com a ESPM será desenvolvido novamente um concurso para universitários. O Melhor do Rio tem entre seus patrocinadores Clear Channel, Fotosfera, ESPM, Stock Photos, Aquarela Filmes e Grupo Dial Brasil.
Vikings criativos
Em uma ação bem-humorada, membros da diretoria do CCRJ ilustram a campanha criada pela MG Comunicação para divulgar o festival. Os criativos Flávio Medeiros, Alexandre Motta (Giovanni,FCB), Luiz Vieira (DPZ), José Padilha (Agência3), José Luís Vaz (NBS), Bruno Pinaud (McCann-Erickson), Fred Moreira (F/Nazca S&S), Luís Claudio Salves troni (VS) e Igor Cunha (CCRJ) incorporam vikings para divulgar o Melhor do Rio. Sob o mote “30 anos do CCRJ em Búzios. Vai ser bárbaro”, a campanha usa como cenário a badalada praia de Geribá, em Búzios. Criação de Guilherme Pecego, Marcelo Coli e Paulo Castro, com direção de criação de Castro.