Depois de anos fora da mídia, o Café Damasco, marca que tem 60 anos de história no Paraná e foi adquirida em 2010 pelo Grupo JDE, volta a investir em uma grande campanha com o objetivo de aumentar a sua participação de mercado. A marca permanece como líder da categoria no Estado, principalmente na capital, Curitiba, com 30% de participação.
A nova campanha de marketing, criada pela J. Walter Thompson, conta com um filme estrelado pelo casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, além de material de ponto de venda.
De acordo com Ricardo Souza, diretor de marketing do JDE, desde que foi adquirida pelo grupo a marca vinha trabalhando o ponto de venda e ações promocionais, e agora parte para grande mídia. “A partir do momento que já tem o básico acertado, vamos voltar a investir em comunicação. A marca vai ser relançada com nova campanha de mídia que resgata os valores tradicionais e ligação com o Paraná”, diz Souza.
A agência fez um amplo estudo de posicionamento da marca no mercado do Sul para entender como reativar a marca. “Estamos reativando depois de muito tempo com uma campanha bacana, emocional, que resgata a conexão com os paranaenses. A marca tem uma conexão forte com a dona de casa por lembrar a casa da gente, remete às boas lembranças. É a história do casal que perdeu o cachorro. O bichinho de estimação volta para casa atraído pelo cheiro. É um filme bonito e sensível”, comenta.
A campanha será veiculada em todo o Paraná e em Joinville (SC). “Aproveitamos o momento para lançar o novo layout da embalagem resgatando um pouco o que foi a marca no passado, com elementos mais modernos”, conta. O design da embalagem foi feito pela Narita.
A identidade visual da nova embalagem reforça a relação que Damasco possui com seus consumidores. A cor marrom volta com grande peso nas embalagens, que ainda trazem as duas xícaras simbolizando a conexão das pessoas no momento do café. “Mídia aberta é um elemento importante para alavancar vendas. A gente espera que a marca ganhe ainda mais market share”, afirma.
Apesar de não ter tido investimento em mídia nos últimos anos, o café Damasco tem o dobro de mercado do segundo colocado. “A marca continua muito bem e a gente espera que ela cresça ainda mais”, projeta.
O Grupo JDE é resultado da fusão entre a Mondelez International e a D.E Master Blenders 1753. No dia 2 de julho, as duas empresas anunciaram a conclusão das transações iniciadas em maio do ano passado para combinar suas respectivas divisões de café, resultando na criação da Jacobs Douwe Egberts (JDE), que será a empresa líder mundial totalmente dedicada ao setor de café com receitas anuais de mais de 5 bilhões de euros.
“Somos a maior empresa focada em café do mundo. Nossa história no Brasil começou com a compra de várias companhias de café como Pilão e outras. O Damasco ainda é considerado novo no nosso portfólio”, diz.
Com sede na Holanda, a companhia está presente com suas marcas em mais de 80 países e emprega 12 mil pessoas em todo o mundo. Entre as principais marcas estão Jacobs, Tassimo, Moccona, Senseo, L’OR, Douwe Egberts, Kenco, Pilão e Gevalia. No Brasil, atua com as marcas Pilão, Café do Ponto, Damasco, Caboclo e Pilão Senseo.
A campanha do Café Damasco tem Ricardo John como CCO de criação e Fábio Simões como head of art. A direção de criação é de Mariana Borga, a redação de Marcel Ares e Ricardo Souza e a direção de arte é de Pablo Lobo. A produção é da O2 Filmes com direção de Kitty Bertazzi e som da Supersonica.