“Este calendário é totalmente diferente”. A frase dita pela badalada fotógrafa americana Annie Leibovitz já na abertura do vídeo dos bastidores do aguardado calendário Pirelli 2016 é precisa. A 43ª edição do Calendário Pirelli abandonou a nudez de outrora que fez a fama da peça de comunicação da marca de pneus e traz agora a beleza real de mulheres que têm em comum o sucesso e não são necessariamente bonitas e jovens, como a artista Yoko Ono, a produtora e presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy e a cantora Patti Smith.
“O calendário 2000 foi um exercício de fotografar nus. Era um conceito simples”, diz Leibovitz. “Para 2016, nós fizemos algo completamente diferente, mas ainda simples. É um conjunto clássico de retratos em preto-e-branco feito em estúdio”. “Eu queria que as imagens mostrassem as mulheres exatamente como elas são, sem nenhuma pretensão”, completa a fotógrafa, que antes fez o Calendário Pirelli 2000.
A apresentação da edição de 2016 pode ser vista no novo site da marca dedicado ao Calendário Pirelli com conteúdos inéditos, como vídeos, fotografias e entrevistas.
Annie Leibovitz realizou o trabalho em julho último em seu estúdio de Nova York. O Calendário Pirelli 2016 destaca 13 mulheres notáveis: a atriz Yao Chen, primeira chinesa Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, a top model russa Natalia Vodianova, fundadora da instituição de caridade Naked Heart Russia; a produtora Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm e uma das figuras mais influentes de Hollywood; a colecionadora e compradora de arte Agnes Gund (com a neta Sadie Rain Hope-Gund), presidente emérita do Museu de Arte Moderna em Nova York; a tenista Serena Williams, número um do mundo; a escritora Fran Lebowitz; a presidente da Ariel Investments, Mellody Hobson; a diretora de cinema Ava DuVernay; a blogueira Tavi Gevinson, fundadora da Style Rookie e da revista online Rookie; a artista visual iraniana Shirin Neshat; a artista, música e performer Yoko Ono; a cantora Patti Smith e a atriz e comediante stand up Amy Schumer.