O grupo Camargo Corrêa acaba de criar uma holding para gerenciar todos os negócios e estratégias de investimento da empresa na área de cimento. A InterCement Participações nasce com nova identidade corporativa e posicionamento para substituir a antiga Camargo Corrêa Cimentos. A marca é a aposta do grupo para seu projeto de internacionalização, iniciado em 2005, quando a empresa fez sua primeira aquisição no mercado externo, com a compra da argentina Loma Negra.
A decisão surgiu em 2009, com o objetivo de criar uma marca corporativa forte, mas mantendo produtos locais. Hoje a empresa conta com a Cauê e a Cimento Brasil, ambas brasileiras, Loma Negra na Argentina, além de operações em Angola, Paraguai e Portugal. Neste último, a companhia adquiriu 33% da Cimpor no ano passado – um investimento de R$ 3,5 bilhões.
“Tínhamos muitas marcas e observamos que o nome Camargo Corrêa era forte no setor de engenharia e de construção, mas não no de cimento, além de ser um nome essencialmente brasileiro”, explicou André Schaeffer, diretor da InterCement Brasil, que liderou o processo de reposicionamento da marca.
O trabalho de rebranding teve início em novembro de 2009 e foi conduzido pela Future Brand, especializada em branding e design. Ter um nome internacional era fundamental para a empresa, levando-se em consideração o objetivo da InterCement de tornar-se um player global na área de cimento.
“Trabalhamos a marca de modo amplo, revendo proposta de valor, posicionamento, definição do nome e da identidade visual. Era claro que a atividade na qual a empresa atua, o cimento, precisava estar no logo, assim como a palavra ‘inter’, que mostra a vocação da marca em ser global”, destacou Helio Carvalho, sócio-diretor da Future Brand.
A cor vermelha difere da utilizada pelo grupo Camargo Corrêa, amarela. No entanto, é a mesma das empresas Cauê e Loma Negra, esta líder em sua área de atuação na Argentina. “A cor vermelha é pouco utilizada entre as empresas do ramo e acreditamos que pudesse ser uma boa oportunidade”, argumentou Schaeffer.
A InterCement já está registrada em 43 países e nasce com 16 fábricas, 5 mil funcionários e a proposta de estar entre as 20 maiores produtoras de cimento do mundo – hoje a empresa ocupa a 35ª posição e é a terceira no País, com 10,2% de market share. No último ano, teve receita líquida de R$ 2,47 bilhões e lucro de R$ 226 milhões. O foco de atuação da InterCement é América Latina e África. Na região, a empresa iniciará a construção de uma fábrica no Paraguai e, na África, começou a construção de uma usina em Angola.
por Keila Guimarães