Já há alguns anos que o discurso contra a objetificação do corpo feminino na publicidade tem se intensificado, levando a sociedade a refletir sobre sexismo na propaganda. Recentemente, o tema foi novamente levado à tona, só que com papeis invertidos.
Uma campanha da marca Suistudios, especializada em ternos para mulheres, tem causado polêmica na internet após publicar ensaio fotográfico em que mulheres vestidas aparecem em posição de poder enquanto homens nus aparecem em submissão.
[INSTAGRAM=https://www.instagram.com/p/BaEQ7ZhFc84/?taken-by=suistudio]
A marca holandesa publicou o editorial de fotos com o conceito #NotDressingMen em sua conta no Instagram em agosto, quando foi lançada no mercado, e desde então, tem dividido opiniões. Há quem tenha considerado a campanha como sexista. Em entrevista ao site Hindustan Times, a vice-presidente da Suistudio Kristina Barricelli, defendeu a posição de sua marca.
“O problema na história recente é que nós não tivemos homens sendo objetificados e em segundo plano (…). No momento em que você faz uma fotografia, a cena se torna um objeto. Nós gostamos de homens nus e eu tenho certeza que há diversas mulheres que também gostam”, declarou a executiva.
Nas postagens das fotos no Instagram da marca, os consumidores parecem divididos sobre a proposta. Há quem considere a abordagem excelente, fazendo a sociedade se colocar na pele do outro e entender o abuso histórico sofrido pelas mulheres na publicidade.
Por outro lado, há quem tenha considerado o editorial ineficaz na busca por direitos iguais e que a campanha pode contribuir para intensificar o ódio entre gêneros. “Eu pensei que queríamos ser iguais aos homens, não desumanizá-los do jeito que eles nos fizeram. Isso não nos torna tão ruins quanto eles?”, comentou uma das seguidoras.
Já outro consumidor destacou que sexismo é sexismo, independentemente do gênero. “Vingança não é a melhor maneira de superar a injustiça”, destacou.