Falta de acesso aos ensaios clínicos e políticas de recrutamento restritivas estão entre as principais disparidades apontadas na campanha (Divulgação)

A campanha “The Trial for #ClinicalEquality”, criada pela FCB Health Network, aproveita o mês de fevereiro – dedicado à conscientização sobre o câncer – para alertar sobre a discriminação racial em ensaios clínicos. O trabalho ainda inclui uma petição em apoio à igualdade clínica, que pode ser assinada no endereço Change.org

“A representação abaixo do nível ideal de negros e hispânicos em ensaios oncológicos é um problema de longa data”, conta Sommer Bazuro, diretor médico da FCB Health Network. “Esperamos direcionar a atenção em justiça social, que voltou à tona em 2020, para aumentar a conscientização sobre questões que contribuem com essas disparidades. Entre elas está a falta de acesso aos ensaios clínicos, bem como critérios e políticas de recrutamento restritivas para inclusão em testes, um viés implícito, e a pouca confiança dos pacientes no sistema de saúde”, complementa o médico.

Com expressões como “Put my cancer on trial” (“Coloque meu câncer em teste”) e “Let the data tell the whole truth” (“Deixe os dados dizerem toda a verdade”), os elementos criativos da campanha exploram com a definição da palavra “trial” (“teste” e “ensaio”, mas também “julgamento”), além de utilizar imagens monocromáticas de pacientes com câncer.

“A FCB Health Network está comprometida com o tratamento igualitário para todos e, através do trabalho com nossos clientes, buscamos desenvolver mensagens que mudem os comportamentos”, declara Dana Maiman, CEO e presidente da FCB Health Network.

Com informações concentradas no site ClinicalEquality.com, a campanha será veiculada em publicações impressas e em plataformas digitais, incluindo a Sociedade Americana do Câncer, JAMA Oncology, The Oncologist, BulletinHealthcare, AdPrime, Health, DeepIntent, PulsePoint, MedPage Today, MD Newsline, HemOnc Today, Elsevier e eHealthcare Solutions.