Um grupo de empresários do setor produtivo do Rio de Janeiro se uniu para lançar uma campanha nacional em prol do Rio de Janeiro. São empresários dos setores de entretenimento, construção, supermercadista, shoppings, empresas aéreas e da indústria hoteleira que querem promover o desenvolvimento do setor de turismo e incrementar o fluxo de visitantes da capital. O mote da campanha assinada pela Artplan é “O Rio não Para”, e faz alusão à constante reinvenção da cidade do Rio de Janeiro como destino e às múltiplas experiências que oferece.

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Todos os segmentos envolvidos farão uso de suas mídias para potencializar o alcance da ação, que envolverá mobiliário urbano, mídia eletrônica e digital, mall & mídia, entre outros. A Gol Linhas Aéreas é a companhia aérea oficial da campanha e são parceiros e/ou apoiadores TV Globo, O Globo, Globosat, Multiplan, Asserj, SBT, Sony/Axn, UOL, Turner, Oath (Verizon), Viacom, Otima, Elemidia, Kallas, Eletromidia, Hoteis Rio, Carvalho Hosken, Abear e Rio Galeão. 

 Robero Medina, presidente do Rock in Rio, que participou da criação da campanha junto com a Artplan, explica que esta é uma ação da iniciativa privada que contribuirá muito para o Rio.

“Afinal, se o Rio vai bem, nós vamos bem. Sou carioca, antes de ser empresário, e quero que o Rio deslanche de novo. Precisamos melhorar isso aqui. O Rio de Janeiro não para de evoluir e todos precisam enxergar isso. Temos todos os artifícios e temos que dar as mãos neste momento. Isso é o que estamos fazendo. Todos querem e devem estar nesta cidade. O Rio é disparado o melhor lugar do mundo e quero que todos vivam esta beleza”, disse. 

Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ e da Hotéis Rio, observa que não houve um aporte financeiro para a campanha, e que cada segmento participante fará uso de meios e mídias próprias para sensibilizar seu público e assim potencializar o alcance da campanha. 

“O Turismo é o motor da cidade e tem pleno potencial para alavancar a retomada econômica do Rio de Janeiro. A campanha foge dos clichês e mostra que existe um Rio para cada turista, apresenta as experiências únicas que o destino oferece e prova que somos uma cidade em constante mutação, diferente a cada visita”, disse Lopes. 

Para ampliar a captação de visitantes, a hotelaria oferecerá descontos de até 20% no valor das diárias para os meses de abril e maio.

De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas, se o Rio de Janeiro ampliar em 20% o turismo interno, o impacto econômico para a cidade será de cerca de R$ 6 bilhões, além de uma geração de 170 mil novos empregos. Como referência, o carnaval gera um impacto econômico de cerca de R$ 3,5 bilhões, o réveillon traz um impacto de R$ 680 milhões e o Rock in Rio, de R$ 1.6 bilhão