A regulamentação publicitária em outros países foi o assunto que abriu, na manhã desta quarta-feira (04), a Conferência Internaconal de Marketing Infantil, em São Paulo.
Janet Feasby, vice-presidente de normas da Advertising Standards Canadá (ASC) afirmou no encontro que no Canadá o código que regulamenta a publicidade infantil é bastante rígido, sendo que todos os comerciais veiculados lá devem ser factuais, devem evitar pressões de consumo, além de não poderem conter comparações entre produtos de marcas distintas.
A ASC foi fundada em 1957 e conta com membros de diferentes setores. Em 2007, a entidade começou a se preocupar com a obesidade infatil, quando inseriu no código novas regras sobre o assunto. No mesmo período, marcas como Coca-Cola, Nestlé, McDonald’s, Burger King, entre outras, acompanharam tal postura na hora de desenvolver suas campanhas.
O resultado, segundo Janet, pôde ser sentido entre março e abril deste ano, quando a entidade constatou que apenas 16% da publicidade infantil veiculada no país eram sobre comidas e bebidas, enquanto 84% eram sobre outros produtos voltados a esse público.
por Juliana Welling