O Festival Internacional de Publicidade de Cannes inicia nesta quinta-feira (28) o processo de inscrição de peças para competir em todas as categorias da 57ª edição do evento. Filme, Press, Outdoor, Direct, Media, Cyber, Radio, PR, Promo & Activation, Design, Titanium & Integrated e a nova categoria Film Craft Lions. Os formulários de inscrição podem ser preenchidos on-line em www.canneslions.com. Os preços para todas as inscrições, bem como dos pacotes para delegados, foram congelados e permanecerão os mesmos praticados em 2010.
Este ano a organização do Festival promoveu uma série de novidades. Entre elas destacam-se:
Nova categoria: Film Craft – homenageará a qualidade no processo de produção de filmes tais como a qualidade da direção, redação, cinematografia ou edição bem como a habilidade no uso de música, design de som ou animação. Um júri próprio avaliará o nível de interação destes conceitos no trabalho inscrito e se a qualidade da produção técnica agrega valor à ideia e melhora a execução.
Agência Independente do Ano – homenagem à agência independente que acumular o maior número de pontos em todas as seções do Festival. Uma agência independente é definida como uma agência cuja participação acionária majoritária não pertence aos principais grupos globais e empresas holding. Estas redes são: Aegis, Dentsu, Havas, Interpublic, Omnicom, Publicis Groupe e WPP.
Grand Prix For Good – a partir deste ano, Cannes Lions premiará os trabalhos inscritos que não são elegíveis ao Grand Prix em suas respectivas seções por terem sido inscritos nas categorias de caridade e serviços públicos. Cada vencedor do Leão de Ouro nestas categorias em todas as seções em que os trabalhos foram inscritos serão julgados pelo júri de Titanium & Integrated, o qual selecionará um trabalho para receber o Cannes Lions Grand Prix for Good,que será entregue durante a Cerimônia de Premiação no sábado, 26 de junho.
Promo & Activation Lions – o Promo Lions foi renomeado Promo & Activation Lions. Para muitas pessoas, o mundo da promoção evoca as táticas do passado, embora a definição de Cannes Lions de promoção de vendas tenha sempre sido “a atividade desenvolvida com o intuito de criar uma ativação imediata e/ou oferta para a venda de um produto ou serviço”. A característica que define a disciplina permanece com o mesmo foco, o de motivar as pessoas a se engajarem e participarem – de fazer algo. Resumindo: ativar.
Craft, no Cyber Lions – reconhecerá a qualidade da produção exibida no design ou execução técnica de websites e conteúdo online, tais como qualidade do design gráfico, fotografia, ilustrações, redação ou animação e o uso criativo de música ou som.
Craft, no Press Lions – premiará a qualidade da produção técnica dos anúncios, por exemplo, a qualidade do design, fotografia, ilustrações, redação ou edição.
Craft, em Radio Lions – premiará a qualidade no processo de produção ou execução de anúncios em rádio, incluindo a qualidade do script ou atuação, o uso criativo de música ou som ou o melhor uso de rádio como um meio.
3D Structural Design, em Design Lions – premiará o design inovador e criação de embalagens para promover e exibir o conteúdo e levará em consideração como a identidade da marca está em maior evidência através do formato, sentido e funcionalidade da embalagem.