Philip Thomas destaca a forte presença da comunidade criativa no Cannes Chimera

 

O Cannes Chimera, projeto realizado em parceria entre o Cannes Lions e o Bill & Melinda Gantes Fundation para estimular a geração de projetos que contribuam para o bem da humanidade, parece estar dando bons frutos. De acordo com o primeiro balanço da iniciativa, os organizadores ficaram “sobrecarregados pela qualidade criativa das ideias enviadas”.

Foram contabilizadas 900 inscrições, provenientes de 85 países —  com maior presença de Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Canadá, África do Sul, Romênia, Austrália, Brasil, Quênia e Nigéria. A comunidade criativa esteve envolvida diretamente em 30% dos projetos, com os demais vindo de organizações e institutos acadêmicos. “A resposta para este primeiro desafio de comunicação foi enorme em termos de criatividade e da visão para o que foi solicitado. A participação indústria criativa para foi além de nossa expectativa, atestando o espírito de nossa comunidade para fazer bom uso da força de suas ideias para solucionar um problema global”, destacou Thomas, ceo do Cannes Lions.

O processo de seleção para identificar 10 finalistas está em seu estágio final. O comitê julgador é formado por vencedores de Grand Prix da edição de 2011 do Cannes Lions, juntamente com membros da Bill & Melinda Gates Foundation e um pequeno grupo de especialistas. Os cases em questão serão anunciados em novembro e terão à disposição US$ 100 mil para desenvolver o trabalho. Eles também serão convidados a expor a ideia na sede da entidade de Bill Gates, em Seattle (EUA), podendo receber um adicional de US$ 1 milhão para a realização do projeto.

Nova chance

Graças ao sucesso da primeira etapa, os organizadores do Cannes Chimera estão promovendo uma nova rodada de recebimento de projetos até 7 de novembro, dessa vez para quatro assuntos específicos: “Ideias que possam ser implementadas via telecomunicação mobile”; “ideias envolvendo novas formas de comunicar dados sobre o serviço de ajuda”, “ideias que gerem engajamento dos jovens” e “ideias que demonstrem o progresso nos serviços de ajuda”. “Tivemos uma rica variedade de projetos em nosso primeiro desafio proposto. Agora, queremos ir mais fundo em áreas que têm potencial para trazer algumas abordagens muito interessantes”, detalhou Tom Scott, diretor global de marca e inovação da Bill & Melinda Foundation.

Os finalistas deste novo desafio serão convidados a apresentar suas ideias durante o Cannes Lions 2013. Os novos membros do Cannes Chimera para avaliar os futuros projetos são provenientes do time de profissionais ganhadores dos GPs do Cannes Lions 2012, seguindo a mesma política da edição anterior. Entre eles está o brasileiro João Livi, diretor executivo de criação da Talent — vencedor do GP de Radio Lions —, além de Alexander Schill, cco global da Serviceplan Group, de Munique; Carlo Cavallone, diretor de criação da Fabrica, de Amsterdã; Drew Ungvarsky, sócio e diretor de criação da americana Grow Interactive; Graham Fink, cco da Ogilvy Xangai; Jaime Rosado, vice-presidente da JWT San Juan; Jonathan Bottomley, head of strategy da BBH Londres; Jesse Coulter, cco da CAA Marketing, de Los Angeles; Jonathan Fowles, diretor executivo da Manning Gottlieb, de Londres; Nick Law, vice-presidente executivo e cco da R/GA, de Nova York; Patrick Kampmann, diretor de criação da Volontaire, de Estocolmo; Rob Reilly, cco global da Crispin Porter + Bogusky; Stephane Xiberras, cco da BETC Paris; Ted Royer, diretor executivo de criação da Droga5 New York; e Thimoteus Wagner, cco da Jung von Matt, de Hamburgo.

Mais informações no site do Cannes Chimera.