Aconteceu na última segunda-feira (25) em Londres, a primeira reunião com representantes internacionais do Cannes Lions, depois que a competição foi adquirida pelo Emap, um grupo de comunicação britânico que comprou do empresário Roger Hatchuel, as operações do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, por cerca de US$ 90 milhões, no último mês de agosto. O encontro contou com a participação do executivo Jackson Fullen, diretor de publicidade do jornal O Estado de S. Paulo, que representa o Festival de Cannes no Brasil.
Fullen afirmou que foram discutidas algumas propostas de fortalecimento do festival. Segundo ele, também foi detalhada a realização da competição da área de Rádio em 2005 e confirmadas as competições de Design e Relações Públicas para 2006. O encontro contou com a participação de Derek Carter, CEO da Emap Communications, divisão do grupo Emap, que ficará responsável pelo festival, e do executivo Malcom Gough, um dos diretores da Emap Communications, que trabalhará diretamente com Terry Savage, o CEO do Cannes Lions. Cerca de 50 representantes estiveram presentes na reunião.
Os executivos do grupo Emap destacaram que “acabou a era Hatchuel”, referindo-se ao empresário Roger Hatchuel, que comandou a organização do festival nos últimos 15 anos. Alterações nos processos operacionais com a “Era Emap” não foram divulgadas, mas sabe-se que as competições de 2005 apresentarão algumas novidades no sentido de valorizar a imagem do festival. Apesar do fim da “Era Hatchuel” no lado operacional do festival, a Roger Hatchuel Academy, uma inciativa para atrair estudantes de publicidade lançada neste ano para homenager o empresário, será reforçada a partir do ano que vem.
As principais mudanças e outras novidades, incluindo formação de júris, que foram discutidas durante a reunião, deverão ser oficialmente divulgadas ainda nesta semana, em comunicado oficial do CEO Terry Savage.
Marcello Queiroz