Bozoma Saint John é globalmente conhecida por ter liderado o marketing de grandes marcas, como PepsiCo, Uber e Apple Music. Hoje, como CMO da gigante WME (William Morris Endeavor) está à frente de negócios e patrocínios no mundo do entretenimento, representando marcas como NFL, UFC, Fashion Week, entre outros, sendo também uma das principais vozes sobre diversidade do mercado.  

Filha de pais ganeses, a norte-americana tem na luta pela igualdade racial sua principal bandeira, assunto que permeou sua conversa nesta terça-feira (23) com a jornalista Charlotte Howard, da The Economist, durante o Lions Live.

(Reprodução/Youtube)

“A mudança efetiva deve estar no centro das conversas sobre igualdade racial. Meu desejo é que a gente não precise olhar a nossa responsabilidade pessoal de forma separada do papel que ocupamos nas corporações. Não há diferença entre quem somos no ambiente corporativo ou no pessoal quando o assunto é diversidade”, pontou a executiva.

Comentando sobre os recentes protestos mundo afora a respeito da violência contra negros e da morte de George Floyd por um policial branco, Bozoma disse ter ficado surpresa com a reação das marcas, que responderam com doações e posicionamentos favoráveis a igualdade de direitos. “Minha esperança é que isso continue. Que as empresas entendam que são moralmente responsáveis por parte do que estamos vendo. Temos políticas de igualdade racial há anos, e nada disso trouxe benefícios efetivos para os negros. O mundo está clamando por mudanças agora”.

Um dos mais recentes projetos da executiva para a promoção de diversidade é a iniciativa Share the mic now, em que grandes artistas e celebridades de diversos segmentos abriram seus perfis no Instagram para que mulheres negras pudessem se expressar e falar de mensagens importantes sobre empoderamento feminino. Nos dias 9 a 12 de junho, nomes como Julia Roberts, Gwyneth Paltron, Brené Brown e Elizabeth Gilbert, entre outras, dividiram sua audiência e presença digital com líderes negras. A própria Bozoma “tomou emprestado” o perfil de Kourtney Kardashian no período, compartilhando um pouco de sua história e lições de autoconfiança e amor próprio.

Em uma de suas postagens no Instagram de Kourtney, por exemplo, Bozama atingiu mais de um milhão e meio de views. “Beleza está nos olhos de quem vê… então, quem você vê? Nesses tempos de manifestações raciais, nós precisamos mudar a maneira que enxergamos a negritude: seu valor, sua diversidade, sua profundidade, sua história, seu potencial. Vamos abrir nossos olhos e o olhar além dos vieses superficiais que temos, e ganhar uma apreciação mais profunda porque #VidasNegrasImportam”, disse a executiva na publicação.

Durante o Lions Live, Bozoma comentou a repercussão e objetivos do projeto. “Quando o mundo ouve as mulheres, e isso já é raro, elas são majoritariamente brancas. Essa foi uma das formas para darmos mais voz às mulheres negras”.