Depois de apresentar a nova área de Product Design e realizar mudanças em Cyber, o Cannes Lions divulga novidades em três de seus prêmios especiais. A principal dela é a criação do troféu de Rede Regional do Ano. A premiação complementará o título de Network of the Year (Rede do Ano), que considerava o resultado global das pequenas, médias e grandes agências integrantes de uma mesma rede. Agora, atuações locais também terão sua distinção – assim como acontece entre a Agência do Ano e a Agência Independente do Ano.
Outra mudança importante é na Palm d’Or, prêmio dedicado à empresa de produção mais premiada durante o festival. De acordo com a nova regra, uma produtora não precisa mais realizar o número mínimo de10 inscrições nas áreas que contam para o título, sendo elas Film, Film Craft e Branded Content & Entertainment, para concorrer à distinção em questão. Outra mudança está na contagem dos pontos: antes, eram considerados apenas os 10 trabalhos mais premiados e, agora, todos serão contabilizados – mantendo base de cálculo semelhante à aplicada para o título de Agência do Ano, com limite de 10 pontos para shortlists em cada área e pontuação de 10 para Grand Prix, 7 para Leão de ouro; 5 para prata, 3 para bronze e 1 para finalista.
A terceira e última mudança entre os prêmios especiais tem a ver com o título de Agência de Mídia do Ano. Ele deixa de existir com essa nomenclatura, passando a ser entregue como Rede de Mídia do Ano. Com isso, prêmio não será mais individual, e sim para a rede especializada em mídia que obtiver melhor desempenho. No novo regulamento, agências que não sejam especializadas em mídia não terão pontos contabilizados para esse título, levando-os para somar na disputa do troféu de Agência do Ano – para o qual o Media Lions não contava até o ano passado.
“Como é comum quando realizamos mudanças no Cannes Lions, consultamos amplamente os líderes da indústria para termos a certeza de que continuemos relevantes e refletindo as evoluções do negócio ao redor do mundo. Esses ajustes nos prêmios especiais não são exceção”, destacou Terry Savage, chairman do Cannes Lions, em comunicado. O Cannes Lions 2014 acontece entre 15 e 21 de junho, na Riviera Francesa. Mais informações no www.canneslions.com.