Os organizadores do 55° Festival Internacional de Publicidade de Cannes anunciaram que mais de 28 mil inscrições de 85 países se inscreveram na competição deste ano.

Houve um aumento de 10,2% em relação ao ano passado. Sem levar em consideração a nova categoria Design Lions, o aumento foi de 5,8%. O número de inscrições em Design, que teve 1.100 trabalhos inscritos, superou as expectativas da organização do Festival.

“Observamos um forte crescimento em inscrições nas categorias no mundo todo. Este é o quinto ano seguido em que batemos recordes de inscrições em Cannes, um indicador de que as agências e clientes do mundo todo estão engajados com a criatividade e desejam mostrar seus trabalhos em esfera global no Festival”, declarou em nota Philip Thomas, ceo do Festival.

Parte do crescimento nos números deste ano se deve às novas categorias, especialmente Promo, Media e Titanium & Integrated, mas as tradicionais também tiveram aumento. Press e Outdoor e Film reverteram a tendência de queda dos últimos três anos.

As inscrições brasileiras tiveram um crescimento de 12% comparadas com a edição passada, com mais trabalhos inscritos em Press e maior evolução na categoria Media.

O destaque do crescimento, como era esperado, fica para o Oriente Médio, China, Rússia e Índia. Países já estabelecidos como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Brasil também tiveram mais inscritos que nos anos anteriores.

A 55ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes será realizada entre os dias 15 e 21 de junho de 2008, na França. O jornal “O Estado de S. Paulo” é o representante oficial do Festival no Brasil.

Paulo Macedo

Leia também:

Brasil tem 2.461 trabalhos inscritos no Cannes Lions 2008