Heloisa Goldman está no júri de Media Lions e acredita que temas como inovação e metaverso devem se destacar na 70ª edição do festival
Pela primeira vez no júri de Cannes, Heloisa Goldman, EVP, creative connections & performance da Leo Burnett TM, destaca a importância de ter um júri mais diverso na premiação. Dos 27 jurados brasileiros, 16 são mulheres e há mais negros também.
“Com o crescimento da diversidade na seleção dos membros do júri, Cannes Lions pode promover uma visão mais ampla da publicidade e das diferentes perspectivas que a compõem. Isso pode levar a campanhas mais inclusivas e representativas”, disse ela.
A publicitária acredita que o festival terá muita inovação e o metaverso não ficará para trás. “Com o avanço da tecnologia de realidade virtual e aumentada, o metaverso tem ganhado destaque como uma nova forma de experiência imersiva e interação social, oferecendo novas oportunidades para projetos diferenciados de mídia”.
Heloisa está no júri de Media Lions.
Diversidade
A diversidade no júri do Cannes Lions é fundamental para garantir que as campanhas sejam avaliadas de maneira justa e equilibrada, independentemente da origem ou identidade dos criadores. Com o crescimento da diversidade na seleção dos membros do júri, Cannes Lions pode promover uma visão mais ampla da publicidade e das diferentes perspectivas que a compõem. Isso pode levar a campanhas mais inclusivas e representativas, além de ajudar a romper estereótipos e preconceitos que possam influenciar a avaliação dos cases.
Expectativas
Estou muito orgulhosa de representar o Publicis Groupe Brasil por meio da Leo Burnett Tailor Made. Ao longo de mais de 20 anos de experiência, sempre fui movida pela paixão de trabalhar com ideias criativas e inovadoras, em diferentes meios e plataformas de mídia. Como líder de equipes incríveis, sempre incentivei estratégias de convergência e multiplataforma.
Afinal, a mídia tem se tornado cada vez mais importante para o sucesso das campanhas e o resultado dos negócios. Fazer parte desse júri é um privilégio enorme e minha maior expectativa é encontrar o que tem de mais moderno, inovador e desafiador nos cases que veremos por lá. E, com certeza, terei muita novidade para compartilhar no meu retorno.
Estudo
Desde que fui convidada a fazer parte dessa experiência incrível, comecei a estudar cases de anos anteriores, conversando com jurados de outros anos e me aprofundando em toda a inovação que deveremos encontrar aplicada aos cases deste ano. Tivemos a primeira reunião com o grupo de jurados da minha categoria, Mídia. E foi muito importante, pois começamos a conversar e trocar experiências. Formamos um grupo e temos mantido contato cada vez mais frequente.
Tendências
A cada ano que passa, há um aumento do uso de plataformas digitais de forma diferenciada e inovadora, aumento de utilização de streaming, cases com uso de tecnologia, metaverso, AI e até mesmo formatos diferenciados em mídias já tradicionais. O foco em resultados das campanhas efetivas em negócios e não somente a criatividade tem se tornado cada vez mais exigido e importante para a avaliação de um case.
Profissional
Hoje em dia, a mídia tem um papel mais estratégico e multidisciplinar, e, com a crescente importância da presença digital para empresas e marcas, o profissional de mídia se tornou essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing e comunicação. Ele precisa estar atualizado em relação às novas tecnologias e tendências do mercado, além de possuir habilidades em comunicação, análise e interpretação de dados, gestão de projetos e resolução de problemas.
IA, metaverso...
Além de IA e metaverso, acredito que a inclusão da categoria Entertainment Lions for Gaming deve trazer muita inovação este ano. Mobile também vem com novidades, pois agora passa a incluir aplicativos de dispositivos portáteis e tecnologia móvel. Com isso, dados passam a ter cada vez mais relevância também nessas novas categorias e subcategorias.
Participação
A Leo Burnett TM vai ter cases inscritos, sim. Sobre o Brasil, acredito que deveremos repetir ou melhorar ainda mais a performance criativa no festival. O Brasil é sempre um dos países que se destacam em Cannes pela alta qualidade criativa do nosso mercado.