Segundo previsões da CNC, mercado neste ano deverá movimentar R$ 1,6 bilhões, um aumento de 2,5% em relação à data do ano passado

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o varejo e, de acordo com a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o comércio deve movimentar certa de R$ 1,65 bilhões neste ano, uma alta de 2,5% em comparação com o ano passado.

Uma pesquisa realizada pela Globo apontou que 72% das pessoas pretendem presentear os parceiros na data, sendo que 59% dos entrevistados informaram que pretendem manter o valor gasto no ano passado e 15% devem diminuir - só 26% desejam aumentar.

Nessa época do ano, as marcas e empresas se empenham em suas campanhas para celebrar a data e, neste ano, as celebrações estão sendo destinadas à todas as formas de amor.

“Entre outros movimentos, a crescente das indústrias de beleza, saúde e bem-estar, tem trazido espaço para o autoamor e a liberdade de expressão, que refletem múltiplas formas de amar e ser amado/a, rompendo com padrões de culturas estereotipadas que sustentaram as estratégias das marcas até aqui", explicou Camila Salek, especialista em varejo e fundadora da Vimer Retail Experience.

Essa mudança de visão sobre o amor pode ser vista em vários locais e campanhas ao redor do mundo. Segundo uma análise feita pela equipe do PROPMARK, a maioria das campanhas estão celebrando, justamente, o amor em todas as suas formas e configurações, aproveitando que o mês de junho também conta com as comemorações da Festa Junina e do mês do Orgulho LGBTQIAP+.

As campanhas são das mais variadas e vão desde filmes produzidos com presença de celebridades até histórias de amor de pessoas anônimas, promoções até lançamentos de novos produtos. Veja abaixo algumas das campanhas que as empresas e marcas estão veiculando pelo país para celebrar o dia do amor.

Americanas
Para este, a Americanas lançou a campanha “O amor pode ser diverso, e os presentes também. Dia dos Namorados? Relaxa, na Americanas você acha!”. No filme produzido pela WMcCann, vários casais apresentam as diferentes formas de amor e mostram que o amor perfeito.

Ao som do slogan da marca, o vídeo apresenta os produtos dos departamentos de beleza, telefonia, perfumaria, esporte, bomboniere, moda e portáteis.

Buser
a Buser decidiu celebrar os amores à distância, com histórias de casais que precisam percorrer longas quilometragens e que usam a plataforma de viagem para se encontrarem.

Junto com a campanha, a empresa fez uma ação com a Estalo e colocou vários "Dummys" nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que distribuíram balões de coração com cupons de descontos na plataforma para quem passasse pelos pontos turísticos.

Dzarm
A Dzarm convidou o casal Agatha Moreira e Rodrigo Simas para protagonizarem a campanha "Amores Urbanos".

A campanha apresenta uma coleção de roupas estampadas com frases que estão espalhadas pelo Minhocão, em São Paulo, espaço urbano que é palco das obras de Felipe Morozini, artista escolhido para criar a nova collab da marca, e onde as fotos foram tiradas.

A collab retrata a arte que está presente no cotidiano e é formada por peças atemporais e no gender, com cores sóbrias, looks monocromáticos em verde e peças camufladas em tons neutros.

O Boticário
Para a celebração, O Boticário está propondo que a data tenha a sua representação ampliada para o "Dia do Amor", celebrando todos os relacionamentos, desde os contatinhos e as amizades coloridas até os casais que colecionam bodas diversas e os adeptos do poliamor.

O vídeo da campanha assinada pela AlmapBBDO apresenta casais diversos e brinca com o uso de memes clássicos para afirmar que todos merecem presentes no dia 12 de junho.

Além disso, a marca está realizando uma ação com um cinema itinerante gratuito que está percorrendo diversas cidades do Brasil com uma programação apenas com filmes de amor.

A ação começou no dia 19 de maio na Bahia e vai percorrer, no total, oito estados brasileiros: Ceará, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco e Espírito Santo.

“Estar perto ao nosso consumidor é extremamente importante para o Boticário. Queremos estar verdadeiramente próximos e a cultura é uma excelente oportunidade para gerar essa conexão”, afirmou Anderson Carvalho, Gerente Regional de Marketing do O Boticario.

FreeCô
O FreeCô lançou a campanha "Mozão sem vergonha" para celebrar a data.

Durante a semana de comemoração, na compra de um frasco de 60 ml de qualquer fragrância do desodorizador sanitário por meio do e-commerce da marca, a segunda unidade vai sair com 50% de desconto.

Pizza Hut
Em comemoração a data, a Pizza Hut incluiu em seu cardápio uma edição limitada chamada Hut Crush. Durante os dias 10, 11 e 12 de junho, a rede vai oferecer a nova pizza em Formato Coração, no sabor Goiabada & Cream Cheese.

A Pizza Hut Crush pode ser adquirida por R$ 44,90 somente por meio digital, via site ou aplicativo da marca, no período de 10 a 12 de junho.

Eataly
O Eataly firmou uma parceria com a ONG Casa Chama, instituição que atua em prol da comunidade trans, na campanha "Amore Senza Confini" para o Dia dos Namorados.

A campanha foi produzida 100% por profissionais trans, tem como viés mostrar não apenas a valorização da comunidade trans, mas também expressar que o espaço gastronômico é lugar seguro para todos e que acredita em todas as formas de amor.

Para amplificar a mensagem, a marca traz como embaixadores da campanha pessoas que compartilha de sua crença na pluralidade do amor, como a cantora Marina Lima; a CEO do movimento Black Money Nina Silva e seu marido, o professor Alan Soares; a influenciadora Adri Coelho Silva e o marido Marcelo Lacerda, o influenciador Vitor diCastro e o marido Vinícius Cordeiro; o influenciador Vinícius Cordeiro; além dos fundadores da Casa Chama, Digg Franco e Mattuza Sankofa.

Desde de o dia 6 de junho, todo o lucro das vendas do Gnochhi Tricolore no restaurante Pasta&Pizza serão revertidos para a ONG Casa Chama. Além disso, a campanha contará com ativações no mercado do complexo com 30% off em chocolates e espumantes nos dias 10,11 e 12 de junho e a venda da pizza em formato de coração (R$68).