País superou a edição do ano passado no número total de Leões, mas não houve Grand Prix;

Dez Ouros, 21 Pratas e 39 Bronzes, um total de 70 Leões. Esse é o saldo da participação brasileira no Cannes Lions 2022, que retornou à Riviera Francesa após dois anos. O número é maior que o da edição de 2021, quando o país somou 68 troféus, mas, por outro lado, não houve nenhum Grand Prix.

Com dois Ouros, seis Pratas e sete Bronzes, a Africa repetiu o feito do ano passado e terminou na ponta no ranking das agências brasileiras mais premiadas do Cannes Lions. A VMLY&R subiu uma posição em relação a 2021 e ficou com a vice-liderança, somando dois Ouros, três Pratas e seis Bronzes.

Na sequência ficou a David, que levou dois Ouros, três Pratas e três Bronzes. A GUT SP, com quatro Pratas e sete Bronzes, apareceu em quarto, e a Tátil Design, com dois Ouros, completou a lista das cinco agências brasileiras com mais pontos.

A sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente novamente deram a tônica das campanhas mais premiadas por um júri que se demonstrou muito mais exigente do que nos outros anos. Pelo lado brasileiro, destaque para ‘Jatobá Refugiado’, criada pela Africa para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Abip).

Ouro em Outdoor, o Leão foi entregue a Txai Suruí, do povo Paiter Suruí. A ação retrata a trajetória de um jatobá, uma das muitas espécies ameaçadas de extinção na região na Amazônia, que decide pedir refúgio em embaixadas de mais de 100 países estrangeiros por estar correndo perigo em seu território de origem.

Fora do Palais des Festivals, o meio ambiente também foi motivo de uma série de protestos encabeçados pelo Greenpeace contra empresas que utilizam combustíveis fósseis. 'This is Fine' alertou para o aquecimento global e, sobretudo, para o que chamaram de 'cumplicidade' das agências que trabalham com anunciantes que utilizam esse tipo de combustível.

Em um dos dias, um ativista do Greenpeace francês e vencedor do Cannes Lions subiu ao palco e, num ato simbólico, devolveu o Leão que havia conquistado em 2007 por um trabalho realizado para a companhia aérea Scandinavian Airlines.

Outro destaque do Brasil foi ‘Black Characters’, da FCB para a revista Raça. Por meio de uma ferramenta, os caracteres não ocupados pelo tweets são preenchidos automaticamente por uma #voz preta e publicados no Twitter, com referências a nomes do movimento negro na literatura, arte, esportes, jornalismo, entre outras áreas.

Veja os Tracy Agency 2022

Engagement:
Africa

Entertainment:
VMLY&

Creative marketing do ano:
Microsoft
ABInbev

Independent agency:
We Believers, Brooklin

Independent network:
Service Plan (a GUT ficou em segundo)

Grand Prix for Good
Filme: Save Ralph
Vespa Puctures, Califórnia

Produtora do Ano:
Smuggler/USA

NetworK
Ogilvy

Lion Saint Mark
Colleen DeCourcy CCO e presidente da Wieden + Kennedy

Creativity Brand
Burger King

Creative Company
WPP

Agency of the Year
Dentsu Bengaluru- Índia