De 467 inscrições, a categoria teve 47 finalistas e premiou 17 trabalhos

O Brasil levou dois Bronzes em Creative Commerce Lions. Um foi para “Accept real cookies Piraquê”, campanha criada pela Lew'Lara\TBWA para a marca Piraquê; e o outro foi entregue para “0.0 barriers”, da Le Pub (Publicis) para Heineken 0.0.

Fatos e dados coletados por social listening e metodologias globais proprietárias captam insights materializados na campanha de Piraquê, que mostra a capacidade da Lew'Lara\TBWA em expandir experiências de marca.

Foi o que aconteceu na ação, que brincava com o aviso de navegadores para convidar as pessoas a provarem os biscoitos de chocolate da Piraquê, marca da M. Dias Branco. “O produto passou de 0,5% para 30% de share. Confiança é a busca comum dos clientes. Nada melhor que ter uma ideia contada em um twíte”, disse Ricardo Munhoz, chief growth e business officer (CGBO), em entrevista ao propmark.

Já a campanha “0.0 barriers” faz parte do compromisso da cervejaria holandesa Heineken em promover o consumo responsável de álcool no trânsito. Encampada pela versão Heineken 0.0, uma das iniciativas do projeto foi realizada em janeiro deste ano. Ao mostrar embalagens da cerveja sem álcool da marca no pedágio da Rodovia Via Lagos, que liga a capital do Rio de Janeiro às praias de Cabo Frio e Búzios, motoristas ganhavam isenção da tarifa.

Ação da Heineken no pedágio (Divulgação)

De 467 inscrições, a categoria teve 47 finalistas e 17 premiados. Nancy Crimi-Lamanna, chief creative officer da FCB Canadá presidiu o júri. O Brasil inscreveu 51 trabalhos. Foram 374 inscrições em 2022, quando a Leo Burnett, de Chicago (EUA), ganhou GP com o case “Thigh stop”, para Wingstop.

Em 2023, o Grand Prix da categoria  foi para o case "The subconscious order", da Wunderman Thompson de Riyadh, da Arábia Saudita, para HungerStation.

O Brasil inscreveu 2.037 peças na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, aumento de 5,5% em relação aos 1.930 trabalhos submetidos no ano passado. Apesar da predominância de agências, as inscrições realizadas diretamente pelas marcas avançaram 18%. Na comparação de 2021 com 2022, o crescimento havia sido de 31%. Em 2021, foram submetidos 1.472 cases julgados à distância à época devido à pandemia da Covid-19.

No resultado global de 2023, foram 26.992 inscrições de 86 países, alta de 6% ante 2022, quando o evento totalizou 25.464 inscrições de 87 nacionalidades. Em 2021, foram 29.074 peças de 90 nações. A queda havia sido de 12% na comparação de 2021 com 2022.