O coletivo irá arcar com 100% dos custos de deslocamento, hospedagem e alimentação dos selecionados

O Coletivo Publicitários Negros anunciou que irá apoiar a ida de três jovens negros ao Festival de Cannes Lions 2023, arcando com 100% dos custos de deslocamento, hospedagem e alimentação.

Para que a iniciativa fosse possível, o coletivo convocou o mercado publicitário para, por meio de oferta de cotas de patrocínio, servissem como pilar essencial da campanha que será aberta no dia 18 de abril.

A seleção dos três jovens contemplados com a bolsa de desenvolvimento criativo se dará a partir da seletiva das ideias apresentadas por eles quanto ao uso da experiência para o desenvolvimento de suas carreiras e da visibilidade de profissionais de mesmo perfil.

“Graças à colaboração de empresas como a Smiles, a Globo e agências como Wunderman Thompson, Talent Marcel, FCB e Almap BBDO, bem como o apoio de Vox Haus e B&Partners, além de profissionais aliados, nossos jovens talentos terão a chance de sentar-se à mesa e se alimentar direto de uma grande referência para a publicidade no Brasil. Há um movimento de sensibilização quanto à demanda, mostrando que há um entendimento das especificidades quanto à luta por igualdade. Nossa intenção é instituir uma semente que, num futuro breve, tenha alcance para além do mercado publicitário”, afirmou Luna Lima, presidente do conselho do Publicitários Negros.

Desde 2022, são mantidas conversas com a organização do festival diante de críticas à falta de representatividade no mais importante evento da área publicitária. Desta forma, Simon Cook, CEO de Cannes, se reuniu com a equipe e realizou um movimento que permitiu o crescimento de 800% no número de participantes brasileiros negros no evento. Adicionalmente, o festival ofereceu credenciais de acesso para que os jovens profissionais possam acompanhar o festival in loco.

A partir dessas tratativas, o Publicitários Negros abre a seletiva para que estes jovens profissionais aproveitem a oportunidade de imersão para o aprimoramento profissional e promovam o desenvolvimento de conteúdos mais plurais e diversos no mercado.