Nova marca do Carnaval carioca e campanha ‘The Polygraph’, da CNN Brasil, foram os cases reconhecidos
O Brasil conquistou um Ouro com ‘Rio Carnaval’, da Tatil Design para a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba), e um Bronze com 'The Polygraph', da AlmapBBDO para a CNN Brasil – o país concorria com cinco cases na categoria de Design, que teve 109 trabalhos selecionados.
Peça que conquistou o Leão de Ouro, ‘Rio Carnaval’ repaginou a marca da festa carioca, uma das principais do Brasil. O desenho, que foi apresentado no começo do ano, buscou mostrar a força da comunidade do samba e foi inspirado no balanço da porta-bandeira, personagem icônico dentro de uma agremiação, para a sua construção.
Com um nome que dispensa tradução mesmo quando falado em outros idiomas, a Rio Carnaval concretiza um símbolo que traduz a energia da festa trazendo mais protagonismo para os profissionais do Carnaval, que são a peça criativa e realizadora da maior celebração popular do Brasil.
Já o case da AlmapBBDO faz parte do novo posicionamento da CNN Brasil, que, além de reiterar seu foco no hard news e distribuição diária de informação, buscou consolidar a marca CNN Soft, que reúne uma programação com conteúdos sobre assuntos como viagens, gastronomia, cultura e artes.
Em uma campanha que envolveu três filmes, a narrativa foi construída tendo como pano de fundo falas que contrastam com as imagens dos fatos. A campanha utilizou a simbologia do polígrafo para reforçar seu propósito de um jornalismo imparcial e ao lado da verdade.
As cenas dos vídeos mostram o equipamento que registra em imagens gráficas os desdobramentos dos acontecimentos, sempre baseados em fotos jornalísticas que buscam comprovam o que realmente aconteceu.
O filme de lançamento, por exemplo, trouxe como enredo a Guerra na Ucrânia e reproduziu frases em russo, ditas pelo presidente Vladimir Putin, tais como: "Nós não pretendemos invadir a Ucrânia” e “Nós não queremos impor nada à força, a ninguém".
Durante a reprodução das declarações, cenas registraram o polígrafo em fortes movimentos frequentes e não lineares, transformando rabiscos em imagens de matérias publicadas pela CNN Brasil que comprovam o ataque aéreo da Rússia contra os ucranianos. O vídeo finaliza com a mensagem “Nenhuma linha além dos fatos”.