Organização indiana Anganwadi tem centros de apoio para crianças de 3 a 6 anos

Não está fácil a vida dos Young  Lions Brazil Creativity Program neste ano.

Amanda Losi, DA; Camilla Lopes, redatora (Digital) e Igor Liberato, DA; Lucas Carasek, redator (Film) estão trabalhando, neste momento, num dos mais difíceis briefings da Young Lions Competition aqui em Cannes. São 224 duplas de 70 países se esforçando para tirar o Brasil da liderança mundial da competição.

O cliente é uma organização do estado na Índia - Anganwadi - centros de apoio para crianças de 3 a 6 anos. São 1,3 milhão de centros daycare que atendem 30 milhões de crianças nesta faixa de idade.

Recentemente, esses centros lançaram um programa chamado Rocket Learning, destinado a facilitar o acesso destas crianças ao ensino básico, uma vez que, na faixa de renda atendida, 43% chegam aos primeiros anos da escola sem reconhecer o alfabeto e 35% não conseguem contar de 1 a 10. Entretanto, a quase totalidade destas famílias conta com pelo menos um adulto com celular conectado.

A ideia é mobilizar estas famílias, principalmente as mães, que costumam ficar em casa e cuidar das crianças para, a partir de objetos pedagógicos muito simples e disponíveis (frutas, cores, aves, objetos da natureza), preparar estas crianças para que cheguem à escola com um repertório mínimo que as habilite a aproveitarem melhor do ensino. Este programa já está em atividade e tem obtido excelentes resultados.

O objetivo de nossos Young Lions é criar uma plataforma digital (Camila e Amanda) e um filme de 60' (Lucas e Igor) para mobilizar estes familiares, principalmente as mães para aderirem ao programa.

Até aí tudo bem, não é?

Acontece que, apesar de terem os celulares, essas famílias só acessam os programas mais fáceis (WhatsApp e YouTube) e, mesmo assim, com grandes limitações de quantidade de dados, tecnologia para som e downloads, além do fato de que uma boa parcela mal fala inglês ou hindi (o idioma mais comum), muitos só se comunicam em dialetos locais. Além disso, tem bastante desconfiança de interagir (mesmo sendo apenas receptores) com qualquer outra pessoa ou entidade fora de seu círculo.

Espera-se das mensagem, que estão sendo criadas e serão julgadas a partir de amanhã, que estas famílias conheçam o programa Rocket Learning, aceitem, acessem e apliquem os ensinamentos em seus círculos familiares e suas comunidades.

Um desafio realmente nada fácil. Pela primeira vez, vejo um briefing na competição cujo público-alvo não é o tradicional anglo-saxão, Primeiro Mundo.

Vamos acompanhar as respostas com atenção, porque, certamente notaram, em tudo se parece com o Brasil e esta solução do governo da Índia talvez possa ser aplicada para nossas crianças que igualmente têm dificuldades em acompanhar o currículo escolar.

Neste ano, Ambev e Burger King são os patrocinadores do Young Lions Brazil, organizado pelo Estadão, representante oficial do Cannes Lions no país.

Colaboração de Emmanuel Publio Dias.