De olho na demanda crescente das marcas por conteúdo com menos cara de publicidade, a agência Cappuccino e a produtora de audiovisual Casa 1 estão montando uma área para a produção de vídeos online para o YouTube. O investimento para colocar a área em pé totaliza R$ 1,5 milhão e sai do bolso da agência. O valor está sendo aplicado na compra de equipamentos, na contratação de profissionais e em infraestrutura.
De acordo com Vitor Elman, diretor de engajamento da Cappuccino, a nova unidade de negócio irá atender tanto as marcas que estão na carteira da agência quanto desenvolver projetos eventuais do mercado. “Essa é uma área física, com pessoas dedicadas a ela. No segundo semestre, estará ativa”, afirma. Ao todo, o núcleo deve ter oito profissionais dedicados e será alocado na estrutura da produtora.
A agência quer aproveitar o crescimento dos canais do YouTube e irá lançar uma rede de canais segmentados, para áreas como moda, humor e relacionamento. Ela irá começar com um canal e espera ampliar aos poucos. “É importante ter canais para aproveitar o conceito de rede. Há monetização pelo próprio sistema do YouTube, além dos anúncios publicitários dentro do conteúdo”, afirma.
Elman projeta desenvolver uma rede semelhante a Paramaker, que tem canais como Parafernalha e ChacotaTelevision sob seu guarda-chuva, mas com mais controle sobre o conteúdo. “Eles têm muitos canais e funcionam como uma consultoria a eles. Nós queremos uma leva de canais próprios”, explica.
A expectativa da Cappuccino é que 20% de suas receitas venham da nova área. Elman afirma que o segmento de digital tem recebido cada vez mais atenção dos clientes. Com marcas como Sazón, Bunge, Arcor, Citibank, Buscofem e Anador na carteira, a agência vê o crescimento da verba dedicada ao online. “Estamos comprovando o digital. No ano passado, a campanha promocional ‘Mapa de possibilidades’ teve 10% do investimento em digital, mas este meio trouxe 30% dos participantes”.
O conteúdo de vídeo também tem se tornado significativo. Segundo ele, já há clientes que têm trocado a TV fechada pela plataforma. “Todos os nossos clientes estão apostando muito em digital. Estamos produzindo vídeos para quase todos”, relata.
A agência, fundada em 1998, tem outros dois sócios além de Elman: Eduardo Coelho, diretor de SEO e Ana Paula Moraes, diretora de operações. Completa o time de executivos Rodrigo Martinez, que comanda o setor de mídia, mas sem participação acionária na operação. A companhia não tem participação de capital estrangeiro.