A Lautert Associados criou a campanha publicitária global para divulgar a realização do Red Bull X-Fighters, que ocorre no dia 3 de maio no Sambódromo do Rio de Janeiro e que integra o circuito internacional de Freestyle Motocross 2008. E é a primeira vez que um evento internacional da marca terá um filme criado e produzido no Brasil, porque até então, todas as campanhas do Red Bull X-Fighters eram feitas na Áustria.
Como o evento acontece no Sambódromo do Rio de Janeiro, a inspiração da campanha veio do próprio Carnaval. “Comparamos as acrobacias que o mestre-sala faz com o pandeiro com as acrobacias que o piloto faz com a moto”, explica Roberto Lautert, o Alemão, sócio-diretor de criação da Lautert Associados.
O plano de mídia inclui anúncios para jornais e revistas, comercial para TV, peças para internet, mobiliário urbano, mídia indoor, ação especial para rádio e material para os pontos de venda de Red Bull. A Lautert também supervisionou o desenvolvimento das estratégias de ativação e de marketing de guerrilha que serão executadas no Rio de Janeiro.
Além da campanha, a Lautert também é responsável pela supervisão criativa de toda a comunicação de Red Bull – seu anunciante fundador – em toda a América do Sul. A agência também exportará pela primeira vez uma campanha publicitária.
O Red Bull X-Fighters surgiu em 2002, em Madri, Espanha, e acontece pela primeira vez no Brasil. Neste ano, o evento também terá edições no México (Cidade do México), Itália (Roma), Estados Unidos (Fort Worth), Espanha (Madri) e Alemanha (Wuppertal).
Maria Fernanda Malozzi