Buzzmonitor apontou que 32% das postagens com mais engajamento entre 6 de janeiro e 6 de fevereiro tinham a festa como tema

O Carnaval começa muito antes de fevereiro. Tanto para as empresas, por conta das organizações, quanto para o público que já começa a procurar pela roupa que irão usar ao longo dos dias de festa, seja na avenida ou nos tradicionais blocos de rua.

Para as marcas, a lógica é a mesma e, segundo uma pesquisa do Buzzmonitor Analytics Pro, o assunto Carnaval ocupou um terço das postagens das varejistas de moda entre o dia 6 de janeiro e 6 de fevereiro.

O estudo analisou as 20 postagens com maior número de engajamento de cinco empresas, sendo elas Renner, Riachuelo, C&A, Shein e Pernambucanas, totalizando 100 postagens mapeadas.

De acordo com a pesquisa, 32% das postagens mais engajadas das marcas tiveram como tema o Carnaval e a Riachuelo foi a que mais abordou o assunto durante o período, dedicando 60% das suas principais postagens à esse evento.

O Carnaval também foi muito presente nos conteúdo da C&A e da Pernambucanas, alocando 40% e 35% de seus principais posts, respectivamente. Já a Renner e a Shein dedicaram uma porcentagem relativamente pequena de seus principais posts ao Carnaval, 5% e 20%, respectivamente.

Outros temas também foram abordados durante o período, como por exemplo o "Verão" com 24%, "Volta às aulas" com 10% e "Roupas Esportivas" com 9%.

Engajamento
No acumulado dos posts das marcas analisadas, as que se destacaram em engajamento foram a Shein, Renner e C&A, ocupando a primeira, segunda e terceira posição respectivamente.

Em comum, os três conteúdos abordam o Carnaval no formato de Reels e mostraram ideias de produções criativas para a folia.

Influenciadores
Segundo o Buzzmonitor, dos 10 melhores conteúdos sobre o Carnaval, metade deles contaram com a presença de influenciadores para ampliar a mensagem das marcas.

A Riachuelo e C&A apostaram no marketing de influência fazendo parcerias com perfis de diferentes dimensões de audiência, indo desde os que têm mais de 300 mil seguidores até micro influenciadores com 10 mil seguidores.

Além disso, o estudo também pontuou que as marcas estão trazendo mais diversidade para as suas postagens e entre os 10 conteúdos de maior engajamento, 30% contam com a presença de mulheres gordas e outros 30% com pessoas pretas.