O Carrefour apresentou esta manhã a Nutri Escolha, uma funcionalidade do aplicativo Meu Carrefour para ajudar o consumidor a fazer escolhas de produtos mais equilibrados nutricionalmente e mais baratos. A novidade está disponível no site da empresa e no app para Android e para iOS.

A ferramenta nasce com a premissa de que a informação nutricional pode ajudar o consumidor a fazer escolhas mais conscientes para a mudança de hábitos alimentares.

O algoritmo tem duas etapas. A primeira usa a metodologia independente Nutri Score e traduz a tabela nutricional em uma pontuação que classifica os produtos de A até E. A segunda fase considera os preços dos produtos nas lojas físicas ou e-commerce Carrefour. A ferramenta cruza os dados, trazendo sugestões de itens da mesma categoria com melhor ou igual pontuação nutricional e com melhor preço.

Paulo Farroco, CIO do Grupo Carrefour, comenta o desenvolvimento do trabalho. “Desde o início do projeto, envolvemos equipes multidisciplinares de Tecnologia, Inovação e Marketing que se empenharam de forma transversal, proporcionando agilidade para as soluções que garantem hoje a experiência de uma navegação amigável, com layout intuitivo e foco em resolver as dores do cliente”, diz.

Para os clientes que já são cadastrados no Meu Carrefour e realizam compras nas lojas ou no e-commerce da rede, ao usar o aplicativo, o Nutri Escolha exibirá a funcionalidade Lista de Sugestões, com o histórico de compras recentes do cliente e trazendo alternativas mais baratas e com igual ou melhor pontuação nutricional. A lista também mostrará o percentual de desconto possível, considerando apenas produtos elegíveis ao Nutri Escolha e cabendo ao consumidor a decisão de quanto quer economizar.

A funcionalidade nasce com 10 mil produtos já integrados. A expectativa é chegar a 16 mil nos próximos dois meses. Os itens alcançam 70 categorias de perecíveis e produtos de grande consumo. Itens livres de glúten e lactose ganham destaque, com sinalização em forma de selo ilustrativo ao lado do item. Outras funcionalidades e produtos serão agregados.

Luis Moreno, CEO do Carrefour Varejo, ressalta que o Nutri Escolha não substitui o acompanhamento de um profissional da área nutricional, mas apenas auxilia nas escolhas do consumidor, com mais informação e visibilidade. “Não diremos ao cliente o que ele deve ou não comprar. Iremos empodera-lo com opções que unam valor nutricional e preços baixos”, afirma.

De acordo com o executivo, a funcionalidade está alinhada com o fortalecimento de todo o ecossistema Carrefour, reforçando o pilar de Transformação Digital do Grupo e ampliando sua estratégia de omnicanalidade. “Queremos cada vez mais nos posicionar como líder do movimento de transição alimentar no Brasil e entendemos que tecnologia e inovação são fortes aliadas para termos formatos cada vez mais interligados, proporcionando uma experiência de compra fácil e confortável aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que aumenta as oportunidades de conexão e fidelização com nossa marca”, afirma.

Escolhida como metodologia usada, o Nutri Score foi criado pelo Ministério da Saúde da França em 2017 e é mais difundida no mundo. Desde 2018, diversos países da União Europeia, estudos científicos e associações de nutrólogos, como a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), recomendam sua utilização.

O sistema tem cinco letras e cinco cores para medir os valores da tabela nutricional do produto. Sempre comparados numa porção equivalente de 100g/ml, esses valores são incorporados a um algoritmo científico, que considera os nutrientes: fibras, proteínas e porcentagem de FLV – frutas, legumes, verduras, castanhas em geral e óleos -, e aqueles que devem ser consumidos com moderação, além de valor energético por porção, açúcares, gorduras saturadas e sódio. A avaliação vai de A (melhor perfil nutricional) até E (escolhas a serem consumidas com moderação).

Para oferecer transparência e mesmos critérios de avaliação, o algoritmo Nutri Score tem o cálculo aberto para consulta pública.

Para desenvolver a iniciativa e ampliar os produtos cadastrados, o varejista reforçou sua comunicação com fabricantes da indústria de alimentos e bebidas para conscientizá-los sobre a colaboração.

Com base na metodologia Nutri Score, algumas categorias de produtos serão classificadas como exceção (não elegíveis) por não terem como ser calculadas pelo algoritmo do modelo: carnes, frutas, legumes, verduras, adoçante, sal e bebidas alcoólicas. Nesse caso, aparecem informações gerais e preço.

FICHA TÉCNICA
Agência: Publicis Brasil
Cliente: Carrefour Brasil
Produto: Varejo
Título: Nutri Escolha
Duração: 30″, 15″, 6″
CCO: Domenico Massareto
ECD: Gustavo Victorino
Diretor de criação associado: Daniel Bensusan e José Pedro Bortolini
Diretor de arte: Will Rodrigues
Redator: Catherine Nascimento e Carlos Castelo
Head de produção: Renata Sayão
RTV: Carolina Florentino e Welton Noronha
Produção gráfica: Eduardo Bueno e Emersson Russo
Tratamento de imagem: Arizona
Art buyer: Raphael Macedo
Gerente de projetos: Rosália Bedeschi, Katia Goicocheia e Catarina Paiva
Head de mídia: Mauricio Almeida
Mídia: Aline Brazolotto,  Juliana Berro, Lilian Stasi, Vinicius Moreira, Bruna Albuquerque, Nicolas Mesquita, Cristina Maria, Any Santos, Any Mota, Gabriela Bassaco e Mariana Macharelli
Head de atendimento: Gabriela Borges
Atendimento: Ana Claudia Torrens, Elis Adami e Sandra Karila
Head de planejamento: Juliana Elia
Pplanejamento: Rita Braga, Anna Galisi e Bárbara Pires
Aprovação cliente: Daniel Milagres, Renata Grahl, Andreia Marcolino Rodrigues e Wesley Takao
Produtora: Violeta
Direção: Will Mazzola
Direção de fotografia: João Fröhlich
Produtora executiva: Roberta Reigado e Gilberto Pires (Gibinha)
Atendimento: Carla Onishi e Roberta NOC
Coordenação de produção: Karin Greco e Cadu Dantas
Assistente de coordenação de produção: Adressa Miyasato
Montagem: Serginho
Finalizador: Lucas  Marini
Coordenação de pós produção: Rodrigo Parente
Animador: PST
Colorista: Acauan
Pós-produção/finaliação: PST
Produtora de som: Squad
Produtor musical: Team Squad
Finalização de áudio: Andre D’Ávila
Atendimento: Dario Forghieri/ Zi Nammur
Coordenação de áudio: Karina Coviello
Locutora: Angela Peres