As empregadas domésticas foram as grandes estrelas da noite da última terça-feira (30), quando a Bombril, por meio de seu anfitrião e eterno garoto propaganda Carlos Moreno, anunciou o lançamento da Casa Bombril, projeto que tem como objetivo capacitar e valorizar essas mulheres que tanto têm contribuído para o fortalecimento da marca. A iniciativa dá início às atividades do Instituto Roberto Sampaio Ferreira, braço para ações de sustentabilidade e responsabilidade social da Bombril.
“O projeto foi criado como forma de agradecer às empregadas domésticas, que são extremamente fiéis à Bombril. Queremos profissionalizá-las, valorizá-las e torná-las protagonistas de sua própria história”, explicou Alice Ferreira, presidente do conselho deliberativo do instituto. Localizada no número 525 da Avenida Francisco Morato, em São Paulo, a casa – na verdade, um prédio de três andares – contou com um investimento de cerca de R$ 5 milhões e promoverá, em parceria com o Senac, cursos teóricos e práticos relacionados a todas as tarefas do trabalho da casa, incluindo lavanderia, organização de ambientes, limpeza e conservação, além de aulas voltadas ao desenvolvimento pessoal e incentivo da leitura e escrita.
No total, as alunas passarão por cinco módulos – Bombril, Pratice, Mon Bijou, Ecobril e Limpol –, realizados em cenários inspirados no ambiente domiciliar e viabilizados graças ao patrocínio das empresas Coral, Deca, Eletrolux, Firmenich, Tarkett Fademac e Ultragás. “Cada módulo ensinará a empregada não apenas a cuidar da casa, mas também a se valorizar como mulher e a ter orgulho de sua profissão. No final do curso, será feita uma grande formatura para comemorar essa conquista”, salientou Marcos Scaldelai, diretor de marketing da Bombril.
Para divulgar o projeto, a marca estará presente no quadro “A melhor doméstica do Brasil”, do Programa Raul Gil, que dará R$ 50 mil à vencedora e um ano em produtos Bombril à patroa. Todas as participantes do concurso farão os módulos da Casa Bombril e serão testadas por meio de provas baseadas no dia-a-dia de trabalho. “A Bombril propôs a parceria e nós abraçamos. Estou muito feliz e emocionado em fazer parte de uma iniciativa que ajudará tantas mulheres”, afirmou o apresentador Raul Gil.
Além da ação, a empresa lançará, nos próximos meses, uma campanha elaborada pela Repense e que segue o conceito da ação “Mulheres que brilham”, idealizada em 2010 com a proposta de revelar talentos femininos da música brasileira. A agência é responsável não só pela comunicação, mas também por todo o planejamento e execução da Casa Bombril.
Novos espaços
Outros dois projetos compõem a estrutura do Instituto Roberto Sampaio Ferreira: a loja conceito da marca, na qual serão vendidos produtos exclusivos da nova grife Bom&Bril, como bolsas e cosméticos; e o Espaço Memória, museu onde será contada a história da empresa e exibidas peças de campanhas disponibilizadas pelas agências WMcCann e DPZ. “O Espaço Memória retrata não só o sucesso da Bombril, mas também a evolução da mulher ao longo dos anos. Afinal, a empresa também faz parte dessa história”, ressalta Scaldelai.
por Heloísa de Oliveira