A rede de lojas de varejo Casas Bahia é a primeira marca a aparecer em lista resultante da pesquisa “A cara de São Paulo”, que traz os nomes mais lembrados pelos paulistanos em diversas categorias (lugar, lojas, bancos, personalidades, entre outros). A marca ficou em segundo lugar no ranking, atrás apenas do Parque do Ibirapuera (veja lista abaixo). A revista Veja ficou em décimo lugar, enquanto que a TV Globo ficou em 12º; Bradesco em 15º e o jornal Folha de S. Paulo 17º.
Quando separado por categoria, no item empresário mais citado, o publicitário Roberto Justus, ceo do Grupo Newcomm e presidente da agência Y&R, aparece em terceiro lugar, atrás de Silvio Santos e Antônio Ermírio de Moraes e seguido por Abílio Diniz.
A pesquisa realizada pela APPM – Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado, empresa de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, foi feita pela primeira vez em 1990, e tem o objetivo de verificar a relação que existe entre a cidade e as pessoas que nela vivem.
O estudo é composto por pesquisas qualitativa e quantitativa. Na primeira fase, foram realizados seis grupos sobre os possíveis símbolos da cidade, seus problemas, aspectos positivos e negativos e o sentimento do cidadão paulistano, de nascimento e por adoção, em relação à cidade.
Os entrevistados também levantaram os pontos positivos e negativos da cidade. Ao mesmo tempo em que a cidade de São Paulo é sinônimo de trabalho, progresso, comércio, informação e cultura, ela também lembra violência, trânsito, poluição, barulho e crescimento desorganizado.
A pesquisa mostra o quanto o perfil de São Paulo mudou nos últimos anos. Em 1990, por exemplo, a figura que representava bem São Paulo, segundo os próprios moradores da cidade, era um homem altamente sedutor e poderoso que, ao mesmo tempo, era boêmio e gostava muito de trabalhar. Já a figura de 2009 vem representada por uma mulher que é executiva e mãe.
A partir deste levantamento foi possível elaborar uma primeira lista de categorias que foi aplicada em 100 entrevistas espontâneas por telefone. Com estes dois levantamentos em mãos, a APPM pode elaborar o questionário que foi aplicado em 1.000 entrevistas com pessoas que vivem em São Paulo, uma mostra significativa que traz uma margem de erro de 2 a 3%. Todas as classes sociais e faixas etárias foram abordadas.
Veja os ítens mais citados como a cara de São Paulo
1.Parque Ibirapuera (72%)
2.Casas Bahia (67%)
3.Catedral da Sé (64%)
4.Avenida Paulista (62%)
5.Ginásio do Ibirapuera (61%)
6.Hospital das Clínicas (61%)
7.Estádio do Morumbi (59%)
8.Museu do Ipiranga (58%)
9.Teatro Municipal (57%)
10.Revista Veja (56%)
11.Trem das Onze (51%)
12.TV Globo (49%)
13.Credicard Hall (48%)
14.Roberto Carlos (47%)
15.Bradesco (46%)
16.Demônios da Garoa (46%)
17.Jornal Folha de São Paulo (44%)
18.Av. Paulista – Cartão Postal (44%)
19.Corinthians (43%)
20.Willian Bonner (42%)
21.Fernanda Montenegro (42%)
22.(Ator) – Lima Duarte (32%)
23.(Apresentador) – Sílvio Santos (35%)
24.(Apresentadora) – Hebe Camargo (38%)
25.(Jornalista de imprensa escrita) – José Simão (22%)
26.(Conjunto de Rock) – Titãs (32%)
27.(Esportista) – Rogério Ceni (30%)
28.(Empresário) – Sílvio Santos (37%)
29.(Político) – Kassab (30%)
30.(Artista Plástica) (NS 45) – Gregório Gruber (32%)
31.(Estilista) – Walter Rodrigues (NS 31) (27%)
32.(Feira Livre) – Mercadão (39%)
33.(Monumento) – À Independência (29%)
34.(Edifício) – Itália (33%)
35.(Emissora de Rádio AM) – Band (31%)
36.(Emissora FM) – Nativa (25%)
37.(Pizzaria) – Brás (NS 30) (22%)
38.(Padaria) – Bela Paulista (NS 26) (24%)
39.(Shopping Center) – Ibirapuera (25%)
40.(Restaurante) – Fasano (NS 25) (21%)
41.(Supermercado) – Carrefour (38%)
42.(Hotel) – Hilton (31%)
43.(Flor) – Rosa (20%)
44.(Comida) – Arroz e feijão (34%)
45.(Estação do Ano) – Verão (39%)
46.(Parente) – Pai (29%)